Economia

Microempresa de crédito, uma realidade!

Há quase um ano foi publicada uma matéria na EBC sobre a sanção de um projeto de lei autorizando pessoas físicas a abrirem pequenas empresas de crédito - verdadeiros microbancos.

Um feito merecedor de aplausos, ainda que não esteja a funcionar a todo vapor, haja vista a falta de visão de alguns empresários/investidores, propensos a não correrem riscos de espécie alguma, capitalistas ditos governamentais, sobrevivendo apenas de favores do governo, de suas necessidades de caixa orundas do gigantismo estatal a que se chegou o país.

E é muito simples de se montar o empreendimento, não deixando de ser uma microempresa como outra qualquer, com atuação municipal, parecida com os milhares de micro e pequenos bancos existentes há séculos (sim, há séculos, de verdade) nos Estados Unidos.

Representa, tal iniciativa, o empurrão necessário ao desenvolvimento, ao amadurecimento do capitalismo brasileiro, no despertar para vivenciarmos um verdadeiro empreendedorismo longe da tutela dos grandes bancos e/ou dos entes estatais.

Agora, qualquer pessoa com 100.000,00 (por exemplo) pode tentar tornar-se um banqueiro, correr riscos, crescer, contribuir para a alavancagem necessária à fundação de inúmeros pequenos empreendimentos, tolhidos pela preferência dos grandes bancos em só visarem empréstimos a grandes empresas.

 Agora, acredito estar o país no rumo da verdadeira geração de riquezas. 

https://www.contabeis.com.br/artigos/5905/microempresa-de-credito-uma-realidade/