Fomento

Rodrigo Balassiano: investimentos em FIDC Fornecedor podem ser uma boa alternativa

SÃO PAULO, 16 de janeiro de 2020 /PRNewswire/ -- Um fundo de investimento em Direitos Creditórios (FIDC) Fornecedor é a chance de investir em uma cadeia de fornecedores de grandes grupos. A estrutura de um FIDC Fornecedores permite a grupos econômicos ou Investidores, que detêm sobra de caixa e uma ampla rede de fornecedores, a estreitar os laços comerciais e maximizar o retorno de seus investimentos.

O que é FIDC?

O Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) é uma comunhão de recursos que deve destinar pelo menos 50% do seu Patrimônio Líquido para aplicações em Direitos Creditórios.

Os Direitos Creditórios são os direitos e títulos representativos de crédito (Ex: duplicatas, cheques, recebíveis de cartão de crédito, entre outros), originários de operações realizadas nos segmentos financeiro, comercial, industrial, imobiliário, de hipotecas, de arrendamento mercantil e de prestação de serviços. Os FIDCs são autorizados e fiscalizados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Operação de um FIDC Fornecedor

Empresa entrega seu produto/serviço ao seu cliente para recebimento a prazo. Empresa faz a cessão dos seus direitos creditórios que iria receber a prazo ao FIDC. FIDC faz a compra dos recebíveis. O Cliente efetua o pagamento diretamente ao FIDC no prazo acordado. O FIDC pode captar recursos para suas cotas através do mercado de capitais, possibilitando a Alavancagem. O fundo distribui os rendimentos auferidos na operação aos investidores. Demais vantagens do produto FIDC Fornecedor

Produto customizado para as necessidades da empresa:

FIDC Cadeia de Fornecedores possibilita que os fornecedores antecipem seus recebíveis a prazo. Empresa negocia com o Fornecedor o prazo de pagamento sobre o fornecimento de bens e serviços. O fornecedor aceita e realiza antecipação dos seus recebíveis junto ao FIDC. FIDC compra os recebíveis e o fornecedor recebe seus recursos à vista. A Empresa efetua o pagamento diretamente ao FIDC no prazo acordado. Entre outros: Isenção de IOF, operações com custo mais competitivo. Possibilidade de captação a Mercado, aumentando a rentabilidade sobre o Capital Investido. Linhas de longo prazo. Maior segurança e agilidade nas operações. Possibilidade de tratamento tributário mais benéfico para a Empresa. 

FONTE ID Serviços Financeiros

https://atarde.uol.com.br/economia/pr-newswire/noticias/2115908-rodrigo-balassiano-investimentos-em-fidc-fornecedor-podem-ser-uma-boa-alternativa