Economia

Mercado financeiro está mudando, diz Meirelles

A transformação digital do sistema financeiro no Brasil acontece de maneira tardia, comparado a outros setores, devido à cautela dos consumidores com o dinheiro e ao fato de ser altamente regulado, afirmou Henrique Meirelles, secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, ex-presidente do Banco Central e ex-ministro da Fazenda, no evento “Open Banking: para onde caminhamos?”, promovido pelo FAS Advogados, em São Paulo.

Para Meirelles, “não há dúvida de que o mercado financeiro está mudando”. Segundo o secretário, “é até surpreendente que tenha demorado mais do que outros mercados”. O ex-presidente do BC citou como exemplo o comércio de bens e serviços, no qual “a compra online acontece no dia a dia de todos e os aplicativos de transportes estão aí”.

De acordo com Meirelles, a demora na mudança do sistema financeiro está ligada ao fato de ser o setor que lida com o dinheiro das pessoas. “É algo que todos tendem a ir com mais cuidado, mais devagar.”
Para o ex-presidente do BC, a agência física tende a sentir o impacto da transformação digital. No caso da “agência física, operacionalmente, a tendência é que deixe de ser necessário”, disse. Porém, Meirelles ressaltou que o efeito da cultura digital não será tão linear. “Vejo pesquisa que, entre jovens, fazem questão de ir à agência do banco. Por quê? A sensação de segurança, além da questão de ‘advisor’ [consultoria].”

O secretário paulista reforçou ainda o desafio dos bancos de lidar com as mudanças de modelos trazidas pelas fintechs. “Para os bancos, chegou essa questão, mas evidentemente que as instituições não estão paradas, estão fazendo investimentos pesados, para se transformar em fintech, usando sua marca, estrutura e base de clientes”, ponderou.

Meirelles ressaltou ainda o avanço proporcionado pelo “open banking”. Segundo o ex-presidente do BC, as normas são fundamentais para a implantação do sistema. “Gostaria de olhar e enfatizar a questão normativa. À primeira vista, é uma mudança tecnológica. Mas, em estando no Brasil, precisamos olhar a questão normativa.”

Segundo o secretário, “o Brasil é país normatizado, principalmente no mercado financeiro”. Conforme Meirelles, a aprovação do cadastro positivo no Congresso cria “condições e abertura para que possamos ter open banking”, algo que o ex-presidente do BC classifica como “um avanço muito grande” ao trazer vários serviços para uma mesma plataforma.

Segurança e garantias

Meirelles citou o papel do BC em termos de melhorar o ambiente de garantias e segurança do sistema. “Sei que o BC está trabalhando na normatização de todo esse processo de fintechs” e outras mudanças importantes para facilitar o crédito e diminuir os custos.

“Cada vez mais estamos vendo o crédito sendo intermediado por uma instituição, mas tem corretoras e outras instituições fazendo isso em que o investidor empresta diretamente. Para isso, é necessário, de um lado, a informação e o trato da informação, e também a questão da agilidade na recuperação do crédito.”

O ex-presidente do BC também apontou a redução do crédito subsidiado como um fator positivo. “Nós tivemos também na época [como presidente do BC] um desafio quando começamos a eliminar o crédito subsidiado do BNDES.” De acordo com Meirelles, o financiamento com taxas abaixo do mercado representava quase 50% do total de crédito para empresas no país.

“Participei de reunião para definir a TJLP [taxa de juro de longo prazo definida pelo governo], era uma decisão política. Às vezes, o Tesouro pagava 14% ao ano para captar recursos e emprestando a 7% via BNDES.”

Meirelles enfatizou que “tudo isso faz parte de uma agenda que está em processo de resolução e vai permitir reduzir custo e trazer abertura de mercado, onde o open banking passa a ser fundamental”. Segundo o secretário, “nos EUA, em 2013, 40% dos empréstimos pessoais eram feitos por bancos e 6% por fintechs e, em 2018, 28% são por meio de bancos e 38% de fintechs.”

https://valorinveste.globo.com/objetivo/de-olho-no-mercado/noticia/2019/12/03/mercado-financeiro-esta-mudando-diz-meirelles.ghtml