Economia

Cadastro Positivo: adesão automática começa a valer em 1 mês

As novas regras para o Cadastro Positivo - banco de dados com histórico de pagamentos realizados pelos consumidores - começam a valer no dia 9 de julho. A partir de hoje (10), emissoras de rádio e TV de todo o país começam a veicular uma campanha institucional e obrigatória por lei, promovida pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), com o intuito de esclarecer a população sobre como será o funcionamento.

Em julho, a adesão será automática e, para sair, o consumidor terá que fazer a solicitação.  Para isso, é necessário ir presencialmente até a Serasa ou enviar pelos Correios toda a sua documentação e o termo de responsabilidade, com autenticação e reconhecimento de firma. É possível também cancelar o seu Cadastro Positivo pela internet, mas é necessário ter um Certificado Digital.

Quem defende o Cadastro Positivo acredita que essa ferramenta permitirá uma avaliação de crédito mais justa por parte das empresas que concedem crédito. Para os lojistas, a tendência é que o varejo volte a conceder crédito com crediário próprio. Outra vantagem é possibilitar o acesso ao crédito para os consumidores que não mantêm nenhum vínculo com bancos ou empresas administradoras de cartão de crédito, apenas com base em seu histórico no banco de dados.

Antes da aprovação da nova lei, o consumidor precisava realizar o cadastro e autorizar a disponibilização das informações para o público. Agora, todos os consumidores brasileiros que possuem CPF ativo, bem como as empresas, passam a fazer parte automaticamente desse cadastro. 

“Muito importante cada passo que se dá no caminho de facilitar o crédito e reduzir o custo desse crédito. O Cadastro Positivo vem ao encontro dessas aspirações, ampliar a oferta desse crédito, principalmente privilegiando as pessoas que tratam suas contas com maior rigor e não fazem história de inadimplência. Então, as pessoas que trabalham no varejo, no financeiro, nas atividades que demandam crédito e que honram em dia os seus compromissos passam a ter mais um mecanismo para redução dos juros e para ampliação do crédito”, afirmou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Teresina, Evandro Cosme.

Como funciona

O desempenho dos consumidores cadastrados é medido por meio do acúmulo de pontos. O score é uma pontuação atribuída a cada um dos consumidores, que varia de 0 a 1000. Quanto mais próximo de 1000, melhor o perfil de crédito do consumidor.

A pontuação é construída de acordo com as informações de relacionamento financeiro, histórico de pagamento, inadimplências, consultas, dados cadastrais, dentre outros dados.

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