Economia

Open banking é inevitável, avalia presidente do BC

O 'open banking' (sistema financeiro aberto) é inevitável e deve ser visto pelas instituições financeiras como oportunidade, e não ameaça, sustentou o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto.

Campos Neto discursou na abertura de um workshop sobre open banking promovido pela autoridade monetária em Brasília. O evento conta com a participação de representantes do setor e consultorias, mas foi fechado à imprensa. O BC divulgou apontamentos da fala.

O dirigente da autoridade monetária chamou atenção para a importância do processo de educação e comunicação com a sociedade sobre as mudanças e vantagens que serão trazidas pelo 'open banking'. Segundo ele, esse processo deve ser conduzido pelo BC e pelo próprio mercado.

O 'open banking' permitirá o compartilhamento das informações financeiras de correntistas bancários com outras instituições, por meio da integração de plataformas, sempre com o consentimento do cliente.

Para Campos Neto, o modelo cria incentivos para a oferta de novos produtos e serviços, à conveniência do cliente, e de novas formas de distribuição desses serviços. Ele destacou a relevância da segurança para o desenvolvimento do sistema.

"A experiência do cliente deve ser ágil e conveniente, mas, ao mesmo tempo, deve ser segura e confiável. A falta de confiança pode minar a usabilidade do modelo", afirmou.

O projeto do 'open banking' é desafiador, tanto para o BC, como órgão regulador, como para as instituições financeiras, disse Campos. "Para o efetivo desenvolvimento do open banking, todas as instituições precisam embarcar no projeto, das incumbentes às fintechs."

O presidente do BC salientou que o 'open banking' está em linha com a Lei de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), editada nem 2018, que parte do princípio de que os dados bancários pertencem aos clientes e não às instituições financeiras. Ele afirmou, ainda, que, com o modelo, o BC busca aumentar a eficiência e a competitividade no sistema financeiro nacional.

Fonte: Isabel Versiani, do Valor

http://www.fintechspress.com/9-tecnologia/2132-open-banking-e-inevitavel-avalia-presidente-do-bc