Economia

Setor de serviços leva demandas à secretaria de indústria, comércio, serviços e inovação

O setor de serviços mais uma vez se movimentou em Brasília, ao levar ontem (17) ao secretário de Indústria, Comércio, Serviços e Inovação, Caio Megale, os principais pleitos das empresas.

Agendada pelo diretor de relações institucionais da Central Brasileira do Setor de Serviços (CEBRASSE) Lívio Giosa, e com participação do SINFAC-SP, a reunião contou com os presidentes de ambas as entidades, João Diniz e Hamilton de Brito Junior (Credere Consultoria e Fomento Mercantil), respectivamente, além de representantes de outras instituições sindicais e de classe.

Pela Secretaria, que se encontra sob o guarda-chuva do Ministério da Economia, também acompanhou o encontro o economista Fábio Pina, ex-assessor econômico da FECOMERCIOSP e hoje membro da equipe governamental.

Tanto Megale quanto Pina receberam um estudo completo sobre o impacto do setor de serviços na economia nacional e como os entraves prejudicam o desenvolvimento da economia. Eles se comprometeram a analisar as demandas e, posteriormente, continuar os estudos necessários.

Após cada liderança se apresentar, assim como o setor do qual faz parte, explicou rapidamente os principais problemas hoje enfrentados pelos seus representados. Foi sugerida ao secretário Megale, por exemplo, a criação da Câmara Setorial de Serviços, com a participação de representantes da CEBRASSE e de outras entidades.

Entre os temas expostos pelas lideranças destacaram-se a necessidade de mais oferta de linhas de crédito para o setor produtivo; a abusividade da manutenção da contribuição adicional de 10% do FGTS; a exigência de cota de 5% para o jovem aprendiz para o setor de limpeza, o que dificulta o cumprimento da regra para as empresas de asseio e conservação; a importância da correção da cota de deficiente físico; e a maior formalização existente hoje no serviço terceirizado.

“O secretário mostrou-se muito interessado em conhecer os problemas específicos que afligem o setor de serviços e se propôs a enfrentar esses desafios. A reunião ocorreu num clima muito bom e descontraído, e acreditamos que o setor de serviços ganhou um valioso parceiro”, destaca Hamilton.

Segundo ele, o secretário Megale já estava a par da sanção presidencial da Empresa Simples de Crédito, citando inclusive a provável data da assinatura deste marco histórico – 24 ou 26 de abril.

“Lembrei a todos da força do fomento comercial, que atende micros e pequenas empresas no mercado doméstico, e que gostaríamos de ver implantado no Brasil o factoring de exportação, atividade que mais cresce no mundo, estimulada pela globalização e integração dos mercados. Infelizmente, neste quesito, ainda somos ‘zero à esquerda’, e entendemos que este aspecto poderia impulsionar a exportação da pequena e média empresa”, explicou o presidente do SINFAC-SP.

Também participaram deste encontro Renato Fortuna, presidente da Federação Nacional das Empresas de Limpeza e Conservação (FEBRAC) José Jacobson Neto, vice-presidente da Federação Nacional das Empresas de Segurança (FENAVIST); Vander Morales, presidente do Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviços a Terceiros (SINDEPRESTEM).

Alexis Fonteyne

Após a reunião com o secretário Caio Megale, as lideranças encontraram-se com o deputado federal Alexis Fonteyne (Novo-SP), em seu gabinete, oportunidade que conversaram sobre reforma tributária e o novo PIS e Confins, que se avizinha, como balão de ensaio do novo Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que está em estudo pelo Ministério da Economia e preocupa o setor, pois o cliente (tomador do crédito) não tem direito a se creditar do imposto.

 “Afinal, o nosso cliente, o tomador de crédito, hoje já não tem direito a gerar créditos deste imposto”, esclareceu Hamilton ao parlamentar, que está em seu primeiro mandato e tem sido reconhecido como um grande apoiador do fomento comercial e do setor de serviços.

A CEBRASSE aproveitou o ensejo e convidou o parlamentar a participar, em 30 de maio, de evento organização pela entidade, que abordará a reforma da previdência e reforma tributária.

Fontes: Reperkut e Carla Passos

https://www.sinfacsp.com.br/noticia/setor-de-servicos-leva-demandas-a-secretaria-de-industria-comercio-servicos-e-inovacao