Fomento

COAF sugere parceria com SINFAC-SP para maior aproximação com o setor

O fato de 831 das 1.936 Avaliações Eletrônicas de Conformidade (AVEC), enviadas ao fomento comercial paulista no final de 2018 não terem sido abertas, com 45 delas sequer sendo finalizadas nos seus respectivos prazos, acendeu uma luz vermelha no radar do Conselho de Controle de Atividades Financeiras.

A revelação foi feita ontem (27/03) em Brasília ao presidente do SINFAC-SP, Hamilton de Brito Junior (Credere Consultoria e Fomento Mercantil), acompanhado pelo consultor jurídico do Sindicato, Alexandre Fuchs das Neves.

Juntamente com a coordenadora de supervisão da autarquia, Ana Claudia Ribeiro, o diretor de supervisão do COAF, Ricardo Líao, enumerou os principais fatores para esse quadro preocupante: cadastros desatualizados nas factorings e securitizadoras; falta de acompanhamento das notificações no SISCOAF e desconhecimento dos informes publicados pelo site do Conselho.

A reversão de tal panorama ele vincula, em grande parte, ao estreitamento do relacionamento com o setor, por meio de uma entidade setorial de repercussão nacional como o SINFAC-SP, à qual dirigiu alguns pedidos: inclusão de link para o COAF no portal do Sindicato, o mesmo ocorrendo em relação aos conteúdos do vídeo passo a passo do manual da AVEC. “Nós estamos juntos desde sempre e vamos continuar assim”, garantiu, ao destacar o grande poder multiplicador do sindicato paulista.

Ao mesmo tempo, Líao conclama todos os SINFACs do país a alertar seus associados sobre a importância da constante atualização cadastral, assim como a autorização para compartilhamento de seus e-mails e telefones, até mesmo como forma de reduzir a sobrecarga existente sobre o Conselho, hoje com perto de 40 mil cadastros ativos, 9 mil deles do fomento comercial.

Diante desses apelos, o presidente Hamilton lembrou o fato de o site do Sindicato ter uma média de 30 mil acessos mensais e solicitou imediatamente a colocação em prática de algumas das providências propostas. Link com material sobre o COAF: https://www.sinfacsp.com.br/pagina/coaf.

Com relação à limpeza de cadastro, afirmou que o SINFAC-SP também poderá colaborar, “caso recebamos os dados de vocês para confrontá-los com os nossos”, acrescentou, aproveitando para frisar o quanto o COAF também tem sido muito importante para o setor, “pois além de proteger o crédito, o PLD foi decisivo para diminuir o preconceito contra o nosso segmento”.

No seu entender, a cooperação mútua implícita no encontro da última quarta-feira teve um significado muito grande, não só para a eliminação de dúvidas relacionadas à AVEC, mas principalmente pela abertura de um canal de comunicação que tende a trazer resultados para ambos os lados, incluindo consultas diretas mediante questões impactantes como essa das Avaliações.

Percepção semelhante foi a do consultor jurídico do SINFAC-SP, para quem chamou a atenção o COAF elaborar uma apresentação tomando como referência números do sindicato paulista. “Uma das lâminas, por exemplo, mostra que 36% dos 9.164 cadastros ativos no Conselho referem-se a empresas do estado de São Paulo, totalizando 3.285 CNPJs”, ressaltou Fuchs.

Quanto ao número igualmente grande de omissões e da falta de finalização envolvendo a AVEC, o advogado definiu como provas de que o assunto ainda não está merecendo a devida atenção por parte de muitas empresas, boa parte delas simplesmente por não entendê-lo, e também a presença de um elevado contingente de factorings encerradas figurando indevidamente no banco de dados do COAF. “Tudo isso corrobora a necessidade da parceria que nos foi proposta aqui hoje”, disse o especialista.   

Da parte do Conselho – recém-transferido da alçada do Ministério da Fazenda para o da Justiça –, ficou clara a intenção de querer mudar uma possível imagem punitiva e fiscalizatória.

“Não queremos saber se uma factoring opera com PEP (Pessoa Exposta Politicamente), mas sim se possui instrumentos para identificá-la”, exemplificou Ana Cláudia, em alusão a um dos pontos mais polêmicos da AVEC.

O diretor Líao foi além: “não somos fiscais nem polícia, não visamos fazer pegadinhas, só queremos a verdade nessas Avaliações que são, acima de tudo, orientadoras. Quem nunca viu a PLD, se pegar isso com seriedade, aprende”, concluiu.

Fonte: Reperkut

https://www.sinfacsp.com.br/noticia/coaf-sugere-parceria-com-o-sinfac-sp-para-maior-aproximacao-com-o-setor