Fomento

Versatilidade, importante característica na área

Quem defende essa tese é o especialista no setor Ernani Desbesel, que ministrou no último dia 27 de fevereiro, na sede do SINFAC-SP, o curso “Alternativas Empresariais no Setor de Fomento”.

Em período integral, os participantes puderam conhecer melhor as diferenças entre factorings, securitizadoras e FIDCs, assim como a essência das fintechs e dos players de crédito recém-aprovados pelo BACEN.

Para o consultor, reunir várias facetas dentro de uma única empresa é uma das formas mais eficazes de manter a competitividade do negócio, seja qual for o momento econômico vivido. “E com um custo muito interessante, porque você faz tudo dentro de uma única empresa e com a mesma equipe”, afirmou.

Ao ilustrar seu ponto de vista, Desbesel fez a analogia com um supermercado que tenha açougue, padaria, lanchonete e peixaria de qualidade. “Com tantos atrativos, certamente o estabelecimento terá mais clientes”, comparou.

Quanto ao curso em si, ele o define como a transmissão de conhecimentos para que os empresários possam tomar uma decisão bem fundamentada em busca de resultados melhores, já que estar bem informado é fundamental quando se pretende diversificar o modelo de atuação.

Novas perspectivas

E conhecimento era justamente o que buscava Richard Velasquez Rivas, contador de empresas como a JN Fomento Mercantil, à qual pretende transmitir informações, por exemplo, sobre a estrutura das securitizadoras de crédito.

Ter mais detalhes sobre o funcionamento dos fundos foi igualmente interessante para o empresário contábil, que não esconde sua satisfação por ter sugerido à JN associar-se ao SINFAC-SP, há cerca de cinco anos, “para contar com assessoria jurídica e oferecer mais informações à equipe”, relembrou.

Gerente de operações da Pleno Invest – FIDC pertencente a um grupo de Campinas que personifica a versatilidade defendida por Ernani, pois possui também factoring e securitizadora –, Alessandra Colepicolo era outra participante visivelmente satisfeita.

Após atuar como gestora de uma escola durante 11 anos, ela aportou recentemente no mundo do fomento, “e já estou apaixonada pela área dos fundos, das securitizadoras e factorings”, afirmou a profissional, para quem o curso foi muito claro, didático e objetivo, exatamente como pede um setor tão dinâmico.

Fonte: Reperkut

https://www.sinfacsp.com.br/noticia/versatilidade-importante-caracteristica-na-area