Economia

Confiança dos empresários atinge maior nível desde março de 2014, diz FGV

A confiança dos empresários subiu 1 ponto em dezembro para 95,9 pontos, maior nível desde março de 2014, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quarta-feira (2). No último trimestre do ano, o Índice de Confiança Empresarial (ICE) subiu 1,9 ponto.

O resultado foi impulsionado pela percepção do momento presente. O Índice de Situação Atual, subiu 1,1 ponto, para 91,2 pontos, maior valor desde junho de 2014 (92,8 pontos). Já o Índice de Expectativas (IE-E), avançou 0,2 ponto, para 101,0 pontos. É segundo mês consecutivo em que o IE-E ultrapassa o nível de 100 pontos.

Segundo o superintendente de Estatísticas Públicas da FGV IBRE, Aloisio Campelo Jr., depois de três altas consecutivas, a confiança se aproxima “de níveis que retratam uma situação de normalidade”.

Em nota, o economista pondera que apesar do avanço mais significativo do índice que retrata a situação atual, a “distância ainda superior a 15 pontos entre ISA e IE no Comércio e na Construção sugere que os ganhos recentes da confiança devem ser explicados por uma efetiva melhora gradual do ambiente econômico, mas também pelo efeito favorável do fim do período eleitoral sobre as expectativas”.

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) consolida os índices de confiança dos quatro setores cobertos pelas Sondagens Empresariais produzidas pela FGV IBRE: Indústria, Serviços, Comércio e Construção.

Difusão
Em dezembro, houve alta da confiança em 65% dos 49 segmentos que integram o ICE. No mês passado, a disseminação de alta havia alcançado 84% dos segmentos.

Para a edição de novembro de 2018, foram coletadas informações de 4.701 empresas entre 03 e 21 de dezembro.

https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/01/02/confianca-dos-empresarios-atinge-maior-nivel-desde-marco-de-2014-diz-fgv.ghtml