Economia

Empresas parceiras do Sinfac-SP também projetam cenário positivo em 2019

Embora o ano que termina daqui a alguns dias provavelmente feche com o país crescendo 1,3%, segundo projeção do Banco Central – isto é, bem acima das expectativas do mercado –, há empresas com atuação no fomento comercial que conseguiram não somente se manter saudáveis ao longo desse período, mas também expandir os negócios a ponto de entender que 2019 será melhor.

Para chancelar esta expectativa de fornecedoras de insumos para o setor, o Informativo do SINFAC-SP ouviu a opinião de três empresas parceiras do Sindicato – TecPay, Banco Arbi e Stand By.

Cartões de crédito

Fintech paulistana da área de subcredenciamento, que trabalha com processos de aceitação e antecipação de recebíveis de cartões de crédito, a TecPay passou o ano se adaptando às novas regras do BACEN, como a liquidação centralizada via Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP) e a segurança cibernética.

Ao mesmo tempo, a empresa – que é parceira do SINFAC-SP desde outubro de 2016 – já vislumbra realizar negócios com as Sociedades de Crédito Direto (SCD) e as Sociedades de Empréstimo entre Pessoas (SEP), modalidades de negócios regulamentadas em abril pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

“As SCDs certamente serão nossas parceiras, assim como o fomento comercial, os FIDCs e as securitizadoras. Esperamos que as SCDs e as SEPs tragam competição e oportunidades para os tomadores de crédito”, afirma o presidente da TecPay e da Aquitânia Fomento Mercantil, Marcos Libanore Caldeira, 2º vice-presidente do Sindicato (foto acima, no dia em que assinou a parceria com a entidade).

O empresário acredita que em 2019 o BACEN continuará a exercer sua posição de vanguarda, beneficiando o mercado, sobretudo se houver apoio do novo governo para a independência da autarquia federal.

“Mesmo assim, quem trabalha com tecnologia e inovação sempre precisa mudar. Nós estamos analisando como as pessoas desejam fazer negócios, porque há uma mudança de cultura em andamento. Não é somente modernização. É muito mais amplo”, salienta.

Conta vinculada

Especializado na área de crédito por meio da antecipação de recebíveis para pequenas e médias empresas e em operações estruturadas, o Banco Arbi também reconhece que 2018 foi um ano muito bom, período em que apresentou uma evolução nos serviços prestados e no incremento de seus ativos.

A instituição carioca, que também atua como agente de pagamentos e administrador de contas vinculadas, como banco liquidante para fundos, subadquirentes e instituições de pagamento em diversas câmaras, acredita que a chegada ao mercado da SCD e da SEP é muito positiva.

Segundo o economista Marcos Moreira Ibiapina (foto ao lado), responsável pelas áreas comercial e institucional do banco, a gama de produtos e serviços, além da tecnologia à disposição dos clientes, se encaixa para agregar essas modalidades que recentemente chegaram ao mercado financeiro.

“Em 2019, seguiremos no nosso ritmo, com prudência e responsabilidade, incrementando cada vez mais o nosso leque de serviços e aumentando de forma gradual a nossa carteira de ativos”, explica o executivo do Banco Arbi, que desde fevereiro de 2018 oferece aos associados do SINFAC-SP um conjunto de tarifas diferenciadas na abertura de conta Escrow.

Tecnologia

“Como bons mineiros, sempre fomos pé no chão”, descreve o sócio-diretor André Jayme Procópio (foto ao lado), referindo-se ao pensamento adotado pela Stand By, principalmente em anos economicamente difíceis para o país, como foi 2018.

Fundada em 1984, a empresa oferece solução completa para gerenciamento de factorings, FIDCs e securitizadoras, tendo 80% de seu faturamento provenientes da área de recebíveis, enquanto o restante é gerado por cartões de benefícios como o Card, produto próprio da empresa.

Parceira do SINFAC-SP desde o início de 2016, a companhia sediada em Belo Horizonte (MG) também já está mapeando as oportunidades que a SCD e a SEP vão criar para o mercado.

“Estamos trabalhando em conjunto com alguns de nossos clientes atuais nesse sentido, tentando entender com eles como poderemos nos beneficiar desses conceitos, que precisarão de uma nova mentalidade sobre como fazer negócios”, explica Procópio.

O executivo também está entusiasmado com a evolução do open banking, visto que “haverá benefícios com a integração de factorings, FIDCs e securitizadoras com seus bancos, por meio de APIs, tecnologia com potencial para reduzir o custo do processo e promover ganho de escala”, pondera, torcendo que 2019 seja marcado pelas reformas estruturais tão necessárias ao país, como a da Previdência.

Fonte: Reperkut

http://www.sinfacsp.com.br/noticia/empresas-parceiras-do-sinfac-sp-tambem-projetam-cenario-positivo-em-2019