Economia

Bancos Centrais devem considerar possibilidade de emitir moedas digitais, diz FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, disse nesta terça-feira (13) que os bancos centrais devem considerar a possibilidade de emitir moedas digitais.

“Uma moeda digital seria um passivo do Estado, como o dinheiro é hoje, não seria de uma empresa. Isso não é ficção científica. Vários bancos centrais em todo o mundo estão considerando seriamente essa ideia (de emitir moedas digitais), incluindo Canadá, China, Suécia e Uruguai”, afirmou Lagarde em um evento sobre fintechs realizado em Singapura.

"Acredito que devemos considerar a possibilidade de emitir moeda digital. Pode haver um papel do estado em fornecer dinheiro para a economia digital", afirmou.

Na avaliação de Lagarde, a moeda digital tem capacidade de garantir a inclusão financeira, a segurança e defesa do consumidor e a privacidade nos pagamentos.

“A moeda digital oferece uma grande promessa (de inclusão digital) por meio de sua capacidade de alcançar pessoas e empresas em regiões remotas e marginalizadas”, disse.

Embora tenha se mostrado favorável ao uso das moedas digitais, Lagarde também pontou para os riscos trazidos pela inovação para a estabilidade financeira das economias.

"Minha mensagem é que, enquanto a moeda digital não é universal, devemos investigar mais, com seriedade, cuidado e criatividade", afirmou Lagarde. "A tecnologia vai mudar e nós também devemos mudar."

https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/11/13/bancos-centrais-devem-considerar-possibilidade-de-emitir-moedas-digitais-diz-fmi.ghtml