Economia

Demanda das empresas por crédito cai 13,8% em setembro

A demanda das empresas por crédito recuou 13,8% em setembro/2018 na comparação com o mês anterior conforme apurou o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito. Também na comparação com setembro/17, a procura dos empresários por crédito caiu 10,8%. Com estes resultados, a expansão da demanda empresarial por crédito recuou 1,0% no acumulado dos primeiros nove meses de 2018.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a queda da busca por crédito em setembro foi motivada pelas incertezas relacionadas ao processo político-eleitoral, ocasionando a alta do dólar, dos juros futuros e queda dos níveis de confiança empresariais.

Análise por porte

A queda mensal da busca empresarial por crédito em setembro/2018 ocorreu apenas nas micro e pequenas empresas, que retraíram suas demandas em 14,5%. Nas médias empresas houve alta de 9,4%. Nas grandes empresas houve avanço de 12,1% em setembro/18.

Na comparação com os primeiros nove meses do ano passado, a busca empresarial por crédito caiu 0,9% nas micro e pequenas empresas. Nas médias empresas houve retração de 4,5% e, nas grandes empresas, o recuo foi de 0,4%.

Análise por setor

Em setembro/18, as empresas industriais recuaram suas demandas por crédito em 14,4% frente a agosto/18. Nas empresas de serviços houve retração de 14,2% e nas empresas comerciais, houve queda de 13,1%.

Frente ao acumulado dos primeiros nove meses do ano passado, as empresas de serviços expandiram suas demandas por crédito em 0,2%. Nas empresas industriais a houve retração de 1,1%, e nas empresas comerciais houve queda de 2,4%.

Análise por região

Em setembro/18, a demanda empresarial por crédito caiu 5,3% no Centro-Oeste, 8,0% no Sul, 9,5% no Nordeste, 10,9% no Norte e 8,5% no Sudeste, sempre em relação ao mês anterior (agosto/18).

Já no acumulado dos primeiros nove meses de 2018, houve queda de 4,1% na procura empresarial por crédito na Região Norte, recuo de 2,1% no Sudeste e de 1,1% no Nordeste. Na direção contrária, as empresas da região Centro-Oeste expandiram suas demandas por crédito em 2,2% e as da Região Sul em 3,7%.

(Redação – Investimentos e Notícias)

http://www.investimentosenoticias.com.br/noticias/educacao-financeira/demanda-das-empresas-por-credito-cai-13-8-em-setembro