Economia

Demanda das empresas por crédito avança 6,0% em agosto

A demanda das empresas por crédito cresceu 6,0% em agosto/2018 na comparação com o mês anterior conforme apurou o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito. Porém, na comparação com agosto/17, a procura dos empresários por crédito caiu 4,0%. Com estes resultados, a expansão da demanda empresarial por crédito subiu 0,2% no acumulado dos primeiros oito meses de 2018.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a alta da busca por crédito em agosto começa a refletir a sazonalidade do período quando, principalmente o setor industrial inicia os seus preparativos para a produção das mercadorias ao atendimento às vendas de final de ano. Todavia, a queda em relação ao mesmo mês do ano passado reflete uma postura ainda bastante cautelosa das empresas em suas buscas por crédito face às incertezas associadas às eleições de outubro. 

A alta mensal da busca empresarial por crédito em agosto/2018 ocorreu principalmente nas micro e pequenas empresas, que cresceram suas demandas em 6,1%. Nas médias empresas houve avanço de 0,9%. Nas grandes empresas houve crescimento de 0,6% em agosto/18.

Na comparação com os primeiros oito meses do ano passado, a busca empresarial por crédito cresceu 0,4% nas micro e pequenas empresas. Nas médias empresas houve retração de 5,4% e, nas grandes empresas, o recuo foi de 2,0%.

Setor

Em agosto/18, as empresas industriais avançaram suas demandas por crédito em 7,1% frente a julho/18. Nas empresas de serviços houve crescimento de 6,5% e nas empresas comerciais, houve alta de 5,0%.

Frente ao acumulado dos primeiros oito meses do ano passado, as empresas de serviços expandiram suas demandas por crédito em 1,4%. Nas empresas industriais a alta interanual foi de 0,3%, porém nas empresas comerciais houve queda de 1,2%.

Regiões

Em agosto/18, a demanda empresarial por crédito subiu 4,3% no Centro-Oeste, 4,2% no Sul, 6,7% no Nordeste, 6,9% no Norte e 6,3% no Sudeste, sempre em relação ao mês anterior (julho/18).

Já no acumulado dos primeiros oito meses de 2018, todas as regiões, exceto Sul (4,8%) e o Centro-Oeste (2,3%), mostraram recuos em suas demandas empresariais por crédito: Norte (-3,2%); Nordeste (-0,2%); Sudeste (-1,8%).

(Redação – Investimentos e Notícias)

http://www.investimentosenoticias.com.br/noticias/economia/demanda-das-empresas-por-credito-avanca-6-0-em-agosto