Economia

Open Banking começa a ser testado por bancos e startups no Brasil

Com o surgimento dos bancos digitais e das fintechs, por meio dos avanços da tecnologia, o modelo de funcionamento do sistema bancário está passando por mudanças rápidas e eficazes nos últimos anos. As instituições financeiras estão aderindo a métodos de atendimento e funcionamento mais flexíveis, rápidos e inovadores.

O sistema financeiro tradicional e atual não é totalmente fácil nem simples de compreender e administrar. Por isso, é bastante comum que o brasileiro se sinta leigo no assunto, afinal sempre são as mesmas e poucas opções de investimentos, financiamentos ou gerenciamento das finanças pessoais.

O Open Banking é uma tendência atual que está sendo aplicada em algumas instituições financeiras que estão em busca de oferecer serviços mais revolucionários. A proposta reforça que o consumidor é o proprietário dos seus dados bancários, podendo realizar uma "portabilidade" dos seus investimentos ou dados financeiros para onde quiser, sem enfrentar toda a burocracia que existe em bancos ou contas específicas.

O modelo Open Banking permite que a empresa possa ter foco maior nos seus processos críticos, liberando interfaces baseadas em APIs para que outras empresas possam criar aplicativos que agreguem valor aos serviços do negócio. Mesmo sendo um conceito recente, o Open Banking vem ganhando força em vários países.

Esta ação oferece muitos benefícios para as instituições financeiras, pois as equipes de desenvolvedores expandem as possibilidades dos serviços do negócio e, assim, torna os clientes mais fiéis. A adoção do Open Banking coloca a empresa em destaque no mercado. O reconhecimento da instituição, através da inovação e da integração com um ecossistema de aplicativos de terceiros integrados aos seus serviços, é elevada ao máximo.

Os especialistas da área afirmam que as novas opções que o Open Banking promete trazer para o consumidor o torna mais responsável pelas próprias escolhas e decisões financeiras, ao invés de deixar tudo aos cuidados de um banco específico em que possui conta corrente. A grande força do Open Banking é ajudar os usuários a perceberem que as opções não estão limitadas somente ao que o banco oferece, e que há espaço para financeiras e financiadoras menores, como fintechs e startups do segmento financeiro.

O Brasil está caminhando para ter um mercado financeiro mais aberto. Em agosto de 2017, o Banco do Brasil anunciou a primeira iniciativa brasileira de Open Banking, permitindo que micro e pequenas empresas que fossem clientes do banco integrassem suas informações bancárias à plataforma Conta Azul por meio de uma API do Banco do Brasil.

As instituições que fazem parte dessa iniciativa estão em busca de benefícios, como maior engajamento de usuários e possibilidade de aumentar a venda de produtos e serviços. Os grandes bancos do Brasil e do mundo estão se preparando para essa mudança digital, estudando e testando as soluções de Open Banking para liberar para os usuários.

A StartSe é uma empresa que atua como uma ponte intermediária entre as empresas e a fintech ou startups, por meio de eventos e cursos que mostram mais o lado estratégico do mercado e a busca de empresas que querem investir em startup ou precisam encontrar novas tecnologias e estratégias que a fintech e startups têm a oferecer.

https://www.terra.com.br/noticias/dino/open-banking-comeca-a-ser-testado-por-bancos-e-startups-no-brasil,424b53930e703c664f64c0d7c8f4c84f5hyakutj.html