Economia

Demanda das empresas por crédito recua 7,9% em maio

A demanda das empresas por crédito recuou 7,9% em maio/2018 na comparação com o mesmo mês do ano passado, conforme apurou o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito. Foi a primeira queda interanual, isto é, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, dos últimos oito meses. Na comparação com abri/18, a procura dos empresários por crédito caiu 2,1%. Com estes resultados, a expansão da demanda empresarial por crédito subiu 2,9% no acumulado dos primeiros cinco meses de 2018.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, se a paralisação dos caminhoneiros nos últimos 11 dias de maio não causou impactos significativos sobre a demanda dos consumidores por crédito, o mesmo não pode ser dito a respeito da demanda empresarial por crédito. A desestruturação, ainda que temporária, de diversas cadeias produtivas gerou diminuição significativa na busca das empresas por crédito, pela interrupção das atividades em diversos setores econômicos.

A queda interanual da busca empresarial por crédito em maio/2018 foi mais intensa nas micro e pequenas empresas, que recuaram suas demandas em 2,4%. Nas médias empresas houve retração, porém menor, de 2,4%. Nas grandes empresas houve queda de 2,5% em maio/18 frente ao mesmo mês de 2017.

Na comparação com os primeiros cinco meses do ano passado, a busca empresarial por crédito cresceu 3,0% nas micro e pequenas empresas. Nas médias empresas houve retração de 3,0% e, nas grandes empresas, o recuo foi de 2,0%.

Em maio/18, as empresas industriais retraíram suas demandas por crédito em 8,5% frente a maio/17. Nas empresas de serviços houve queda de 7,7% e nas empresas comerciais, houve recuo de 8,0%.

Frente ao acumulado dos primeiros cinco meses do ano passado, as empresas de serviços expandiram suas demandas por crédito em 4,8%. Nas empresas comerciais a alta interanual foi de 0,9% e nas empresas industriais, a expansão foi de 2,3%.

Em maio/18, a demanda empresarial por crédito caiu 3,9% no Centro-Oeste, 5,9% no Sul, 7,1% no Nordeste, 9,1% no Norte e 9,7% no Sudeste, sempre em relação ao mesmo mês do ano passado.

Já no acumulado dos primeiros cinco meses de 2018, todas as regiões, exceto a Norte (-2,1%) mostraram avanço em suas demandas empresariais por crédito: Sul (9,3%); Nordeste (2,6%); Centro-Oeste (3,5%); Sudeste (0,3%).

(Redação – Investimentos e Notícias)

http://www.investimentosenoticias.com.br/noticias/educacao-financeira/demanda-das-empresas-por-credito-recua-7-9-em-maio