Fomento

Plataforma de recebíveis do ENCAT endossa antigos pleitos do SINFAC-SP

Reunião com membros do Encontro Nacional dos Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (ENCAT), realizada no último dia 24, em São Paulo, com a participação de empresários e dirigentes de entidades do setor, demonstrou a evolução do projeto para a criação de eventos na nota fiscal eletrônica que permitam a inclusão dos dados da fatura e o parcelamento de duplicatas, bem como a respectiva ativação da cessão do crédito.

Ambos os pleitos do SINFAC-SP, levados à SEFAZ-SP um ano atrás, ganharam corpo desde então. VEJA AQUI A REPORTAGEM.

O coordenador do ENCAT, Alvaro Bahia, em sua palestra “Plataforma de Consultas para Antecipação de Recebíveis”, abordou não só esta demanda da entidade (LEIA AQUI A MATÉRIA), pela criação deste ambiente tecnológico que trará mais segurança ao setor, mas toda a integração que existirá nessa plataforma.

Será uma plataforma de consultas para o monitoramento de todos os eventos da nota fiscal eletrônica, como emissão, validade, transporte, entrega e também a possibilidade de ativação da cessão do crédito.

A ativação poderá ser feita por “ESF” (Empresas do Setor Financeiro), ou “IMF” (Infraestrutura do Mercado Financeiro), que serão as entidades registradoras autorizadas pelo Banco Central, sendo que estas últimas terão primazia.

O projeto deverá ser implantado paulatinamente a partir do mês de outubro, sendo que a principal reivindicação do setor, de não permitir o cancelamento da NF eletrônica após a ativação da cessão, ficará para uma segunda fase.

Nesta palestra, realizada na sede da ANFAC, o SINFAC-SP foi representado pelo presidente Hamilton de Brito Junior (Credere Consultoria e Fomento Comercial) e pela gerente administrativo financeiro Cristina Engels Rodrigues.

“A futura implantação da Plataforma de Consultas para Antecipação de Recebíveis será essencial para o nosso setor, e o SINFAC-SP continua levando o seu apoio para o desenvolvimento deste importante projeto”, afirmou Hamilton.

Fontes: Reperkut e ANFAC

http://sinfacsp.com.br/noticia/plataforma-de-recebiveis-do-encat-endossa-antigos-pleitos-do-sinfac-sp