Economia

BC amplia de 12 para 24 meses prazo em que bancos podem consultar histórico de crédito de clientes

O Banco Central anunciou nesta sexta-feira (18) que o período de consulta disponível no Sistema de Informações de Crédito (SCR) foi ampliado de 12 para 24 meses.

Com isso, após obter a autorização do cliente para consulta ao SCR, as instituições financeiras poderão verificar até 24 meses de histórico bancário do cliente.

"As séries mais longas de histórico de crédito permitirão uma melhor avaliação do risco envolvido em cada operação, aumentando a competitividade e permitindo a redução dos níveis de inadimplência e de taxas de juros", acrescentou a instituição.

O SCR é um banco de dados sobre operações e títulos com características de crédito e respectivas garantias contratados por pessoas físicas e jurídicas perante instituições financeiras no país.

O sistema é alimentado mensalmente pelas instituições financeiras, mediante coleta de informações sobre as operações concedidas.

Informações positivas e negativas

De acordo com o Banco Central, o SCR não é um cadastro restritivo porque também inclui informações positivas dos consumidores. Entre as informações disponíveis no sistema estão valores de dívidas sem atraso e valores de dívidas vencidas (com atraso), o que "comprova a capacidade de pagamento e a pontualidade do cliente."

De acordo com o Banco Central, a ampliação de informações disponibilizadas aos bancos também contribui para uma melhor avaliação do Brasil no índice "Doing Business", desenvolvido pelo Banco Mundial que compreende vários componentes, a fim de avaliar o ambiente de negócio em diferentes países.

"Com essa mudança o Brasil poderá alcançar a nota máxima no componente depth of credit information index (indicador de profundidade de informação de crédito)", concluiu o BC.

https://g1.globo.com/economia/noticia/bc-amplia-de-12-para-24-meses-prazo-que-bancos-podem-consultar-historico-de-credito-de-clientes.ghtml