Economia

Serviços têm crescimento em fevereiro, aponta PMI

O setor de serviços do Brasil voltou a crescer em fevereiro após quatro meses, no ritmo mais forte em cinco anos, graças à entrada de novos trabalhos, mostrou a pesquisa Índice Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) divulgada ontem (5)

O PMI de serviços do IHS Markit foi a 52,7 em fevereiro de ter ficado em 50,0 no mês anterior, indo acima da marca de 50 que separa crescimento de contração pela primeira vez desde setembro de 2017. A alta na entrada de novos negócios em fevereiro foi sólida e a mais intensa desde janeiro de 2013, sendo percebida em quatro das cinco categorias monitoradas – a exceção foi Transportes e Armazenamento.

Segundo a pesquisa, o fortalecimento da demanda esteve por trás da melhora, mas também houve referências à oferta de novos serviços.

“O fluxo contínuo de novos negócios deve garantir aumentos de produção nos próximos meses, enquanto a redução da taxa de juros Selic deve direcionar investimentos domésticos e reduzir os custos de empréstimo das empresas desde que os bancos transmitam isso através nas taxas de empréstimo”, diz a economista do IHS Markit Pollyanna De Lima.

De acordo com ela, as projeções para os próximos meses são positivas, mas apesar desse cenário melhor, o nível de confiança para o futuro foi fraco. As expectativas de um cenário político favorável, planos de reestruturação e iniciativas de marketing foram mais bem vistos, mas houve preocupações quanto à sustentabilidade da melhora econômica e custos operacionais. Essa preocupação refletiu em nova redução de funcionários, a mais intensa em seis meses, devido às tentativas de reduzir custos.

Fonte: DCI

http://www.sinfacsp.com.br/noticia/servicos-tem-crescimento-em-fevereiro-aponta-pmi-dci