Economia

Total de empresas inadimplentes no país sobe 23% em janeiro e bate recorde, diz Serasa

SÃO PAULO (Reuters) - O número de empresas inadimplentes no Brasil bateu novo recorde em janeiro, com cerca de 5,4 milhões de CNPJs negativados, pico desde março de 2015, quando o levantamento passou a ser feito pela companhia de informações de crédito Serasa Experian.

Na comparação com janeiro de 2017, o total de inadimplentes subiu 22,7 por cento, com o montante de dívidas alcançando a marca inédita de 123,8 bilhões de reais, apesar do cenário de recuperação da economia.

Segundo a Serasa Experian, 54,2 por cento com do total de empresas inadimplentes estavam no Sudeste. O Nordeste tinha 16,3 por cento do total de companhias com dívidas em aberto, enquanto o Sul respondeu por 15,6 por cento do total. O Centro-Oeste tinha fatia de 8,6 por cento e o Norte, 5,3 por cento do total.

"A saúde financeira das empresas ainda continua sendo impactada pelo baixo dinamismo de 2017, especialmente do setor de serviços", disse a Serasa, afirmando que 47,5 por cento do total de inadimplentes no país eram deste segmento.

"Além disso, as companhias costumam não se programar adequadamente para o pagamento do 13º salário dos funcionários no fim do ano, o que costuma gerar mais dificuldades no caixa no início do ano. Os desafios do acesso ao crédito, especialmente para as micro e pequenas, também prejudicam a gestão financeira das empresas", acrescentou a Serasa Experian.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

https://www.dci.com.br/financas/total-de-empresas-inadimplentes-no-pais-sobe-23-em-janeiro-e-bate-recorde-diz-serasa-1.686694