Economia

Setor de serviços bate recorde de participação dentre os pedidos de recuperações judiciais e de falências em 2017, revela Serasa Experian

De acordo com Indicador setorial Serasa Experian de Falências e Recuperações, dos 1420 pedidos de recuperação judicial requeridos no ano passado, 578 foram do setor de serviços (40,7% do total). Foi a maior participação deste setor nos pedidos de recuperação judicial desde 2006. Em seguida, 482 pedidos ocorreram no comércio (33,9% do total). A indústria registrou 313 requerimentos de recuperação (22,0% do total). Já o setor primário contabilizou 47 pedidos (3,3% do total).

De acordo com os economistas da Serasa Experian, apesar do ano de 2017 ter sido marcado pelo fim da recessão de 2015/16, nem todos os setores econômicos conseguiram exibir um bom desempenho, como o setor primário, por exemplo (queda de 5,0% para 3,3% nos pedidos de recuperação judicial). Neste sentido, o setor de serviços, ainda com baixo dinamismo no ano passado e que passando por dificuldades financeiras, aumentou sua participação no total de pedidos de recuperação judicial de 38,3% (2016) para 40,7% (2017), sendo este o maior valor da série histórica iniciada em 2006.

Falências

Na análise setorial anual, o Indicador verificou 1708 pedidos de falências requeridas em 2017. Desse total, 708 pedidos foram do setor de serviços (41,5% do total), 567 da indústria (33,2% do total), 427 do comércio (25,0% do total) e 6 do setor primário (0,4% do total).

Nota-se que o mesmo comportamento exibido pelo setor de serviços quanto aos pedidos de recuperação judicial também se verificou quanto aos pedidos de falências, ou seja, em 2017 este setor atingiu o maior valor histórico de participação em tais requerimentos.

Legenda:

Recuperação Requerida: Quando a empresa entra com o pedido de recuperação em juízo, acompanhado da documentação prevista em lei, e que será analisado pelo juiz. Neste momento, verificará se o pedido poderá ser aceito.

Recuperação Deferida: A documentação foi analisada pelo juiz e está correta e o pedido pode prosseguir para a próxima etapa, que será a apresentação do plano de recuperação, mas isso não significa que a recuperação será concedida.

Recuperação Concedida: Uma vez que passou por todos os passos e cumpridas às exigências de lei, foi acatado o pedido, quando a empresa permanecerá em recuperação judicial até que se cumpram todas as obrigações previstas no plano.

A série histórica deste indicador está disponível em: http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/falencias_concordatas.htm

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados. O indicador é segmentado por porte.

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A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

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