Economia

Demanda das empresas por crédito inicia 2018 com crescimento, diz Serasa Experian

A demanda das empresas por crédito cresceu 5,1% em janeiro/2018 na comparação com o último mês do ano passado, conforme apurou o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito. Já em relação ao mesmo mês de 2017, a demanda das empresas por crédito avançou 11,9% neste primeiro mês de 2018.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a necessidade de se recompor o caixa após o pagamento do 13º salário em dezembro/17, bem como das despesas com férias, determinaram o avanço da demanda das micro e pequenas empresas por crédito neste início de ano. Nas médias e grandes empresas, que normalmente se programam melhor para estes tipos de despesas, o recuo da demanda empresarial por crédito em janeiro/18 segue o comportamento típico de atividade mais fraca após as vendas de final de ano.

Análise por porte

A alta da busca empresarial por crédito em janeiro/2018 foi determinada pelo comportamento das micro e pequenas empresas, que cresceram suas demandas em 5,3%. Nas médias empresas houve retração de 2,9% e nas grandes empresas a queda foi de 1,8% neste primeiro mês do ano.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a busca empresarial por crédito cresceu 12,4% nas micro e pequenas empresas. Nas médias empresas houve retração de 7,3% e, nas grandes empresas, o recuo interanual foi de 2,1%.

Análise por setor

Em janeiro/18, as empresas industriais expandiram suas demandas por crédito em 10,0% frente a dezembro/17. Nas empresas comerciais a alta foi de 7,7% e nas empresas de serviços o avanço foi de 1,5%.

Frente a janeiro/17, as empresas industriais expandiram suas demandas por crédito em 11,9%. Nas empresas comerciais a alta interanual foi de 10,7% e nas empresas de serviços, a expansão foi de 13,3%.

Análise por região

A demanda empresarial por crédito cresceu em todas as regiões do país no mês de janeiro/18: Norte (10,5%); Centro-Oeste (7,0%); Sul (4,2%), Sudeste (4,0%) e Nordeste (3,6%).

Também com relação ao mesmo mês do ano passado, todas as regiões mostraram avanço em suas demandas empresariais por crédito: Nordeste (21,2%); Sul (20,4%); Centro-Oeste (10,4%); Norte (9,9%) e Sudeste (5,6%).

A série histórica deste indicador está disponível em: http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/demanda_pj_credito.htm

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de cerca de 1,2 milhão de CNPJ consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CNPJ consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre as empresas e as instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica, setor e porte.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 16.000 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

http://noticias.serasaexperian.com.br/blog/2018/02/20/demanda-das-empresas-por-credito-inicia-2018-com-crescimento-diz-serasa-experian/