Economia

Inadimplência das micro e pequenas empresas bate novo recorde em 2017

Em dezembro de 2017, o número de micro e pequenas empresas (MPEs) negativadas chegou a 4,937 milhões, o maior montante já apurado pela Serasa Experian desde março de 2016, quando a pesquisa passou a ser realizada.

De acordo com estudo da Serasa Experian divulgado ontem (15), a quantidade dessas empresas inadimplentes no final do ano passado é 10,8% superior ao registrado em dezembro de 2016, quando atingiu 4,455 milhões.

A pesquisa ainda mostra que do total de quase 5 milhões de MPEs no vermelho, 45,8% eram prestadoras de serviços, 45,1% empresas comerciais e 8,7% indústrias.

Segundo os economistas da Serasa, a recuperação da economia do País em 2017 não foi suficiente para superar os impactos sobre a saúde financeira das micro e pequenas empresas, causados pela longa e intensa recessão de 2015 e 2016, que prejudicam a gestão financeira das companhias.

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o número recorde foi impulsionado, principalmente, pelas empresas da área de serviços, uma vez que, ao contrário dos setores de varejo e indústria, o segmento continuou em recessão no último ano, por registrar baixo dinamismo e possuir maiores dificuldades de acesso ao crédito empresarial.

“No ano de 2016, o maior número de empresas inadimplentes se concentrava no setor de comércio, enquanto o setor industrial se manteve estável. A melhora econômica, como um todo, começou a influenciar os setores, mas os números avaliados em 2017 mostram que o avanço ainda não chegou às empresas de prestação de serviços.”

Sobre o primeiro semestre de 2018, Luiz Rabi acredita que a economia irá crescer de forma disseminada nos segmentos, fazendo com que o número de empresas inadimplentes comece a estabilizar. Já a diminuição do número de micro e pequenas empresas negativadas deve-se verificar apenas a partir do segundo semestre.

Por região
O Sudeste concentrou a maior porcentagem de micro e pequenas empresas inadimplentes, com 53,8% do total no País. Em seguida aparece o Nordeste, com 16,3%; o Sul, com 15,8%; Centro-Oeste, com 8,7% e Norte, com 5,3%.

Entre os estados, São Paulo tem o maior número de empresas negativadas, com 32,6% do total, seguido por Minas Gerais, com 11,0%, e Rio de Janeiro em terceiro, com 8,1%.

https://www.dci.com.br/financas/inadimplencia-das-micro-e-pequenas-empresas-bate-novo-recorde-em-2017-1.684146