Economia

Bancos voltam a anunciar redução de juros minutos após queda da Selic

Os principais bancos do país anunciaram nesta quarta-feira (7) uma nova redução das taxas de juros cobradas no crédito para pessoas físicas e empresas. Os comunicados de Bradesco, Itaú, Banco do Brasil e Santander foram divulgados à imprensa minutos após a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de cortar a taxa básica de juros, a Selic, para 6,75% ao ano.

Bradesco

O Bradesco informou que vai "repassar o corte de 0,25 ponto porcentual da taxa Selic nas principais linhas de crédito de pessoa física e pessoa jurídica". O banco não deu mais detalhes sobre quais linhas serão alteradas e quais são as novas taxas.

Itaú

O Itaú Unibanco também disse que vai repassar "integralmente" a redução da Selic nas taxas nas linhas de crédito para pessoa física e jurídica. As novas taxas passam a valer a partir do dia 14.

Empréstimo pessoal: a taxa mínima passa de 1,48% para 1,37% ao mês.

O Itaú informou também que reduzirá os juros cobrados nos empréstimos para a compra de veículos e nas linhas de capital de giro para pequenas empresas. O banco não informou quais serão os novos valores cobrados.

O banco ressalta, no entanto, que a "composição das taxas cobradas aos consumidores leva em consideração diversos fatores além da taxa básica de juros, como garantias, perfis de risco dos clientes, prazo das operações, entre outros".

Banco do Brasil

O Banco do Brasil alterou suas taxas de crédito para compra de veículos, empréstimos com imóvel ou veículo como garantia, entre outras linhas. As novas taxas entram em vigor a partir da próxima sexta-feira (9). Veja quais linhas tiveram as taxas alteradas:
 

Taxas de juros do Banco do Brasil

Linha de crédito Taxa atual ao mês Nova taxa ao mês
BB Crédito Imóvel Próprio (PF) 1,40% 1,38%
BB Crédito Veículo Próprio (PF) 1,83% 1,73%
BB Crédito Veículo (novos e seminovos - canal Mobile) (PF) 0,95% 0,93%
BB Crédito Automático (PF) 3,33% 3,31%
BB Crédito Renovação (PF) 3,33% 3,31%
BB Crédito Estruturado (PF) 1,79% 1,77%
Desconto de Cheques* (PJ) 1,34% 1,32%
Desconto de Títulos* (PJ) 1,16% 1,14%
ACL* (PJ) 1,28% 1,26%
BB Giro Digital (PJ) 2,59% 2,57%
BB Giro Empresa (PJ) 1,54% 1,52%
Fonte: Banco do Brasil

Santander

O Santander também anunciou um corte de juros em linhas de crédito como financiamento de veículos e cheque especial.

“Estamos no menor patamar histórico da taxa básica no País. Temos o compromisso de levar a dinâmica de redução deste componente dos juros bancários aos nossos clientes, para que eles possam prosperar cada vez mais”, afirma Eduardo Jurcevic, superintendente executivo de Produtos de Crédito à Pessoa Física do Santander.
 

Veja as taxas de juros do Santander

Linha de crédito Taxa mínima atual ao mês Nova taxa mínima ao mês
Financiamento de veículos 1,08% 0,97%
Crédito pessoal 1,59% 1,57%
Cheque especial 2,25% 2,23%
Fonte: Santander
 
https://g1.globo.com/economia/noticia/bancos-voltam-a-anunciar-reducao-de-juros-minutos-apos-queda-da-selic.ghtml