Fomento

Adianta e Finaxis lançam primeiro FIDC 100% digital

A Adianta, fintech da área de antecipação de recebíveis e inteligência de crédito, em parceria com o Banco Finaxis, um dos líderes brasileiros no segmento de administração, custódia e estruturação de fundos (FIDC, FIP e FII), anuncia o lançamento do primeiro FIDC (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios) digital do mercado. Além de uma operação totalmente online, mais rápida e menos burocrática, o produto também atende ao público PME e às fintechs, setores que normalmente têm dificuldade de acesso a crédito nas instituições tradicionais.

O FIDC é um fundo de investimento que destina uma parcela acima de 50% de seu patrimônio líquido para aplicação em direitos e títulos representativos de créditos, originários de operações comerciais, financeiras, imobiliárias, entre outras. Com a automatização do processo, o FIDC Adianta passou a reunir em apenas uma plataforma as atividades que tradicionalmente são divididas entre diversas empresas que prestam serviço para gestores de fundos, como nas áreas de originação, análise cadastral e de crédito e cobrança. A integração via webservice com seus principais parceiros deu agilidade e segurança aos processos da operação.

“Nos modelos tradicionais o processo é engessado. A burocracia e a dificuldade das PMEs acessarem esses recursos eram uma das maiores dores do mercado. Com a digitalização, conseguimos mapear cada etapa da transação e proporcionar uma experiência muito melhor, mais rápida e mais segura, trazendo inovação e mudando o cenário”, explica Marco Camhaji, CEO da Adianta.

Presidente do Banco Finaxis, Claudia Beldi afirma que todo líder de mercado deve sempre ser inovador e oferecer o que há de melhor aos seus clientes. “O primeiro FIDC 100% digital do mercado não poderia ser oferecido por outra instituição. O Finaxis tem destacado cada vez mais em suas comunicações a preocupação com agilidade, segurança, transparência e compliance nos processos. Oferecer este serviço comprova que o nosso compromisso não fica apenas no discurso. E mostra ao mercado, mais uma vez, o pioneirismo do Finaxis”, explica Claudia.

“PMEs e fintechs normalmente encontram grandes dificuldades para acessar mecanismos de FIDC, pois as instituições tradicionais as consideram de alto risco. A Osher possui presença relevante no mercado tradicional de FIDCs e ter acesso ao seu banco de dados foi fundamental, porque conseguimos unir tecnologia à informação e, dessa forma, operar com segurança e minimizar os riscos”, afirma Camhaji.

Mais agilidade, melhor experiência

A digitalização traz inovações importantes para a modalidade de FIDC, otimizando todo o processo desde a fase cadastral. “O formato tradicional é trabalhoso porque exige documentação física, autenticação em cartório e tudo isso toma muito tempo. Com a automatização, a interação do cliente fica centrada na plataforma, o que faz a experiência muito melhor, e nós conseguimos acompanhá-lo o tempo todo, em tempo real”, explica Camhaji.

No modelo tradicional, a fase de cadastro leva em média de sete a dez dias. Além disso, há ainda a fase de aprovação de crédito, que pode demorar até trinta dias. Na versão online, todo o processo dura em torno de dois dias. Isso porque a tecnologia aplicada ao motor de decisão e a digitalização do processo permitem que todas as etapas sejam automatizadas de forma segura, respeitando toda a regulamentação vigente.

O Finaxis atua como administradora do fundo, enquanto a Adianta é a operadora. Por enquanto, a Adianta e a Osher são as únicas investidoras do fundo, mas o objetivo é captar R$ 50 milhões até junho de 2018. Atualmente, o mercado de recebíveis FIDC possui ativos da ordem de R$ 12 bilhões.

Sobre a Adianta

A Adianta é uma fintech da área de antecipação de recebíveis. Com foco em PMEs, a empresa oferece ao mercado um serviço totalmente digital, em que a inteligência de crédito é feita internamente e a análise de risco é personalizada para cada operação.

Sobre o Finaxis

O Finaxis é especialista na Estruturação, Administração e Custódia de fundos de investimentos. Sua expertise em serviços para fundos permite que os seus clientes gerenciem o risco operacional e aperfeiçoem suas estruturas de custos, resultando em um maior valor agregado de seus serviços e oportunidades de crescimento para seus negócios.

http://www.segs.com.br/demais/99636.html