Fomento

Sucesso depende de processos e pessoas

“De nada adianta ter processos bem delineados e claros nos três níveis – o quê, como e porque fazer – sem que haja as pessoas com treinamento e características adequadas para executá-los”.

O alerta foi feito por Ernani Desbesel, ao ministrar, na sede do Sindicato, no dia 26 de outubro, o curso Organização de Processos e Pessoas, durante o qual abordou alguns pré-requisitos para o sucesso de factorings e securitizadoras.

Segundo o especialista, a avaliação de uma empresa não deve se basear em resultados, mas sim nos processos que os geraram, “pois se eles estiverem certos os resultados serão bons”, ensinou.

Por isso ele frisa ser fundamental observar como estão funcionando as áreas de gestão, operacional, comercial, de crédito, financeira e controladoria.

Conhecidos os rumos que se pretende tomar na organização, chega a hora de contar com o material humano correto nas funções adequadas, treinando-o continuamente para que se obtenha sempre o melhor de cada um.

Opiniões

Para Gabriela de Lima Barros Barbosa, da área de recursos humanos da paulistana Continental Banco, o curso foi de suma importância para um melhor conhecimento dos processos e a identificação dos talentos de forma mais precisa, “permitindo maior assertividade na contratação de pessoas”.

No seu entender, uma vez bem especificadas as funções, torna-se possível identificar quais são as competências necessárias para preencher determinada vaga.

“É meu primeiro curso aqui no SINFAC-SP e eu o recomendo para quem esteja interessado em participar, até mesmo pelo networking que essa vivência proporciona”, afirmou.

Na avaliação de Lucas Heitor de Mendonça, diretor da Estima Securitizadora, de Araçatuba, ouvir os conceitos ministrados por Desbesel também só teve a somar.

Ele considerou especialmente interessante a parte relacionada às funções da área operacional, “um conhecimento que traz mais qualidade e segurança para o dia a dia da nossa atividade”, concluiu.

Fonte: Reperkut

http://sinfacsp.com.br/noticia/sucesso-depende-de-processos-e-pessoas