Fomento

Fomento comercial já se beneficia com antecipação de recebíveis de cartões de crédito

Embora a economia brasileira ainda esteja em recessão e o acesso ao crédito continue restrito, o mercado de meios de pagamento com cartões de crédito vem se contrapondo a este cenário, mostrando ser uma alternativa promissora para o fomento comercial.

A constatação é do 2º vice-presidente do SINFAC-SP, Marcos Libanore Caldeira (Aquitânia Fomento Mercantil e TecPay), ao analisar o atual momento deste segmento, que já movimenta valores superiores a R$ 1 trilhão por ano.

“O BACEN está claramente estimulando a concorrência, trabalhando para o aumento da oferta de crédito e a diminuição do risco e do spread. O setor de fomento comercial pode se beneficiar disso tendo acesso às centrais registradoras e ao próprio Sistema de Informações de Crédito (SCR) do Banco Central”, explica.

O argumento ganha ainda mais força porque a Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP) está conferindo maior transparência ao setor de cartões, considerando que o pagamento tanto do estabelecimento como do novo credor, nos casos em que o recebível de cartão for antecipado por factoring, FIDC e securitizadora, será feito por aquela entidade.

“Vale dizer que as credenciadoras e os subadquirentes não farão mais as liquidações das transações. A partir deste panorama caberá às empresas do nosso setor focar na ampliação comercial para alcançar o comércio e o setor de serviços, que normalmente são os clientes que utilizam vendas por cartões”, afirma Libanore.

A efervescência do mercado de meios de pagamento também tem sido positiva para as fintechs, que avançaram muito neste ano e devem crescer ainda mais em 2018. Atualmente, 216 fintechs fazem parte da Associação Brasileira de Fintechs (ABFintech), número que mostra a força deste segmento.

“As pessoas estão em busca de novas experiências na prestação de serviços financeiros, e isso inclui novos agentes. O fomento comercial sempre se colocou como uma alternativa ao setor tradicional representado pelos bancos. Cabe ao nosso setor transmitir qual experiência positiva pode ser agregada na prestação de serviços financeiros”, complementa.

Fonte: Reperkut

http://www.sinfacsp.com.br/noticia/fomento-comercial-ja-se-beneficia-com-antecipacao-de-recebiveis-de-cartoes-de-credito