Economia

Demanda das empresas por crédito cai 4,5% no 1º semestre, pior resultado em 4 anos, diz Serasa

A demanda das empresas por empréstimos caiu 4,5% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Serasa Experian. Foi o pior resultado para os seis primeiros de um ano desde 2013, quando houve recuo de 4,7%.

Considerado apenas o mês de junho, a queda nos pedidos por financiamentos caiu 6,6% em relação a maio e 10,7% ante junho de 2016.

Com as vendas estagnadas por conta do fraco desempenho da economia, as empresas precisam de menos capital de giro para produzir e menos dinheiro para investir. Por isso, o apetite por crédito cai, avalia a Serasa.

Por porte

As médias e grandes empresas foram as que menos pediram empréstimos no semestre, com queda de 9,7% e de 9,1% em relação ao mesmo período do ano passado, respectivamente.

Nas micro e pequenas empresas o recuo foi menos intenso, de 4,3% ante os seis primeiros meses de 2016.

Por setor

A demanda por crédito no semestre caiu em todos os setores econômicos pesquisados pela Serasa. Na indústria, o tombo foi de 7,2% em relação ao mesmo período de 2016. No comércio, a queda foi de 6,0% e em serviços, de -2,3%.

Em junho, as empresas serviços pediram 8,5% menos empréstimos que em maio, enquanto as dos setores industrial e comercial tiveram queda de 5,6% e 4,8%, respectivamente.

http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/demanda-das-empresas-por-credito-cai-45-no-1-semestre-pior-resultado-em-4-anos-diz-serasa.ghtml