Fomento

Oportunidades na crise: como investir de maneira criativa

O cenário econômico brasileiro ainda está bastante nublado, com algumas perspectivas, mas nada concreto, o que gera muitas incertezas no ambiente corporativo. Para bloquear qualquer tipo de prejuízo, muitos empresários optam por segurar os investimentos, o que pode desacelerar os negócios e levar à perda de grandes oportunidades.

É claro que o momento é de cautela, mas isso não significa que você tenha que ficar parado esperando a situação melhorar. Existem formas de continuar investindo mesmo durante a crise e com isso melhorar o desempenho dos negócios enquanto a concorrência está imobilizada pelo receio de explorar novos pontos de vista.

Trace objetivos claros

Durante uma crise, você precisa rever seu planejamento estratégico e ter certeza de que os objetivos da empresa estão de acordo com o cenário em questão. Se for preciso, reduza seus objetivos momentaneamente, a fim de concentrar todos os esforços em investimentos que possam trazer maior retorno financeiro. Comunique a todos as novas metas e envolva suas lideranças para que elas inspirem os demais funcionários a trabalharem com afinco neste momento de dificuldade. Com funcionários engajados, você terá mais chances de se sair bem deste período e ainda poder contar com resultados mais produtivos.

Invista na fidelização de clientes

Manter o relacionamento com os clientes vai garantir que você faça a manutenção das suas vendas, já que captar clientes em tempos de crise se torna mais difícil. Invista em ações promocionais, como upsell e cross sell, renove contratos, aproxime-se do seu público e gere valor com ações de marketing. Quando seus clientes perceberem que você está preocupado em manter o relacionamento e também ajudá-los a superar a crise, se sentirão mais confiantes com a sua empresa e prontos para retribuir com fidelização.

Diversifique seus negócios

Expandir raramente é uma decisão tomada durante uma crise, mas as oportunidades aparecem e você pode e deve estar pronto para aproveitá-las. Criar um novo produto, entrar em um novo nicho de mercado, formar parcerias com outras empresas para lançamentos em conjunto, são algumas das ideias que você pode implementar para seguir crescendo independente do cenário econômico.

E onde conseguir o dinheiro necessário?

Esta é uma das perguntas que certamente estão passando pela sua cabeça. Ter dinheiro disponível para investir nem sempre é uma realidade, não é mesmo? É aí que entram as factorings, transações comerciais onde você vende títulos creditórios para terceiros visando antecipar os recebíveis da sua empresa. 

Imagine que você tem um cliente que paga mensalmente à sua empresa dez mil reais, mas você tem um projeto de expansão que vai custar cem mil reais. Com a factoring, você vende à vista estes recebíveis, levantando o valor necessário para o seu investimento em pouco tempo. Com os negócios em expansão, você atrairá novos clientes que suprimirão sua necessidade desses dez mil mensais em caixa, garantindo maior rentabilidade para o seu negócio.

Crise nem sempre é sinônimo de venda parada. É o momento ideal para você rever seu negócio e desenvolver ideias mais criativas, que maximizem os resultados e otimizem os recursos. Se o problema é dinheiro, uma factoring pode muito bem ser a saída de que você precisa!

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