Tecnologia

Qual é a diferença entre assinatura eletrônica, assinatura digital e certificado digital?

Certificado digital é um arquivo eletrônico que contém um conjunto de informações que identificam um agente.

Assinatura eletrônica é o gênero referente a todos os métodos utilizados para assinar um documento eletrônico. É semelhante à assinatura no papel, porém no meio eletrônico. Para ter valor legal, a assinatura eletrônica é composta por três elementos essenciais: comprovação da integridade do documento assinado, identificação e autenticação do autor da assinatura e registro da assinatura.

A Assinatura Eletrônica resguarda a integridade, autenticidade e não repúdio em contratações online. Foi desenvolvida para reforçar a validade de documentos e assinaturas eletrônicas e é compatível com as principais normas internacionais de assinatura eletrônica.

Assinatura digital é uma espécie de assinatura eletrônica, resultante de uma operação matemática que utiliza criptografia e permite aferir a origem e a integridade  o documento. A assinatura digital fica de tal modo vinculada ao documento eletrônico, que caso seja feita qualquer alteração, a assinatura se torna inválida.

A iDtrust oferece uma plataforma de assinatura digital chamada iContrato.

https://blog.idtrust.com.br/qual-%C3%A9-a-diferen%C3%A7a-entre-assinatura-eletr%C3%B4nica-assinatura-digital-e-certificado-digital-25937f2d306e#.f9udnfkvu