Tecnologia

65% dos bancos esperam adotar blockchain em até três anos

Levantamento do IBM Institute for Business Value mostra que barreiras estão ligadas a restrições regulatórias e imaturidade tecnológica

A tecnologia blockchain veio para ficar e as instituições financeiras miram cada vez mais a adoção destas soluções para criar novos modelos de negócios e se prepararem para os processos de disrupção do setor. Na prática, soluções de blockchain servem para realizar transações com valores, sejam financeiros ou não, dentro de um sistema seguro, envolvendo operações com bancos e cartórios.

Segundo o novo estudo do IBV (IBM Institute for Business Value), soluções comerciais para a área de finanças estão sendo rapidamente adotadas por bancos e instituições financeiras de forma mais rápida do que o previsto inicialmente.

A pesquisa, que foi dividida em duas partes¹, revela que 15% dos bancos e 14% das instituições financeiras entrevistadas pretendem implementar já no ano que vem as soluções comerciais de blockchain em grande escala. Além disso, o levantamento mostrou que 65% dos bancos esperam ter soluções de blockchain em produção nos próximos três anos.

O estudo também apontou que mais de 70% dos pioneiros na adoção da tecnologia estão priorizando os esforços para quebrar as barreiras atuais com o intuito de desenvolverem novos modelos de negócio e para atingir novos mercados e consumidores. Estes desbravadores estão mais bem posicionados frente à concorrência, que inclui companhias que já nasceram disruptivas, como as Fintechs.

Para sete de cada 10 instituições financeiras vanguardistas entrevistadas, o uso de blockchain já pode ser aplicado a quatro áreas estratégicas: compensação e liquidação, pagamentos de grande montantes, equidade e emissão de dívidas, dados transacionais.

Pioneiros bancários

Segundo o estudo da IBM, os pioneiros em blockchain acreditam que ele representa a criação de novos modelos de negócio e o acesso a outros mercados. Esperam que os benefícios da tecnologia tenham impacto em diversas áreas de negócios, incluindo pagamentos no varejo (80%) e empréstimo (79%).

Quando questionados sobre os potenciais usos do recurso, 80% identificaram financiamento de comércio, empréstimos comerciais e índices de referência. O mesmo público concorda que as barreiras que impedem a mais rápida evolução da tecnologia são as restrições regulatórias (56%), imaturidade tecnológica (54%) e retorno de investimento (52%).

¹O primeiro levantamento, "Leading the Pack in Blockchain Banking: Trailblazers Set the Pace (1)”, foi realizado com 200 bancos globais. O segundo, “Blockchain Rewires Financial Markets: Trailblazers Take the Lead (2)”, foi efetivado com 200 instituições financeiras globais.

http://executivosfinanceiros.com.br/ti/ti/item/4277-65-dos-bancos-esperam-adotar-blockchain-em-at%C3%A9-tr%C3%AAs-anos.html