Economia

Demanda das empresas por crédito sobe 11,6% em agosto

Segundo o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito houve alta de 11,6% na demanda empresarial por crédito em agosto/16, comparativamente ao mês imediatamente anterior (julho/16). Na comparação com agosto do ano passado o crescimento da procura das empresas por crédito em agosto de 2016 foi de 11,2%. No acumulado do ano, isto é de janeiro a agosto, a demanda das empresas por crédito registra retração de 0,7% perante o acumulado do mesmo período do ano passado.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a alta da busca das empresas por crédito em agosto/16 foi devido a dois fatores. Primeiro pelo efeito-calendário já que em agosto/16 tivemos 23 dias úteis contra 21 dias úteis, seja em relação a julho/16, seja em comparação com agosto de 2015. Em segundo lugar, pelo predomínio das micro e pequenas empresas na expansão da demanda por crédito já que, neste ano, está ocorrendo recorde na criação de MEIs causado pelo empreendedorismo de necessidade (pessoas que estão perdendo seus empregos e sendo forçadas a se tornarem empreendedores autônomos, porém formalizados como MEIs).

Análise por porte

Como já dissemos, a alta da demanda empresarial por crédito em agosto/16 foi puxada pelas micro e pequenas empresas, com expansão de 12,6% frente a julho/16. Por outro lado, nas médias e grandes empresas houve quedas de 6,5% (médias) e de 7,0% (grandes) na procura por crédito em agosto/16.

No acumulado de janeiro a agosto de 2016 a queda da demanda por crédito nas médias e grandes empresas foram de 12,9% (médias empresas) e de 10,5% (grandes empresas). Já as micro e pequenas empresas estão exibindo estabilidade na demanda por crédito no acumulado de janeiro a agosto de 2016 frente ao mesmo período do ano passado.

 

Análise por setor

Em agosto/16, as empresas do setor de serviços aumentaram sua demanda por crédito em 19,3% frente a julho/16. Também as empresas dos setores industrial e comercial acusaram crescimentos de 6,2% na indústria e 5,3% no comércio.

Dois setores econômicos pesquisados apresentaram quedas em suas demandas por crédito no acumulado deste ano até agosto, na comparação com o mesmo período do ano passado: indústria (-4,5%) e comércio (-2,2%). Já o setor de serviços, onde predominam as micro e pequenas empresas, a procura por crédito no acumulado do ano até agosto exibiu alta de 1,8%.

Análise por região

No acumulado do ano de 2016 até agosto, a demanda empresarial por crédito recuou em três regiões do país: Norte (-6,5%); Centro-Oeste (-1,2%); Nordeste (-0,2%). Por outro lado, houve altas nas regiões Sudeste (0,7%) e Sul (2,9%) frente período de janeiro a agosto de 2015.


A série histórica deste indicador está disponível em: http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/demanda_pj_credito.htm.

 

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de cerca de 1,2 milhão de CNPJ consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CNPJ consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre as empresas e as instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica, setor e porte.

 

http://www.anfac.com.br/v3/informativos-noticias.jsp?id=1478