Economia

Interior é o paraíso dos empreendedores

Fabio Martins

Entre as 15 cidades mais empreendedoras do Pa?, segundo estudo divulgado pelo Instituto Empreender Endeavor por meio do jornal Valor Econ?ico, seis n? s? capitais e, entre as dez primeiras colocadas, tr? s? do Interior. De acordo com a publica?o, o movimento rumo ao interior paulista e de v?ios Estados cresce a cada dia e, de acordo com os estudiosos, tende a ganhar mais for? nos pr?imos anos. As raz?es da prefer?cia pelo Interior incluem a busca por melhor qualidade de vida, menores custos de produ?o e de m? de obra e os incentivos fiscais oferecidos por muitos munic?ios. O peso maior, por?, est?na multiplica?o cada vez mais forte de ambientes prop?ios ?abertura de novos neg?ios, chamados de ecossistemas empreendedores. O ?dice de Cidades Empreendedoras 2015 destaca munic?ios de porte m?io basicamente das regi?es Sul e Sudeste, entre elas Campinas, S? Jos?dos Campos, Maring? Ribeir? Preto, Sorocaba, Caxias do Sul, Uberl?dia e Blumenau, al? de Joinville e Londrina. Mas estas n? s? as ?nicas no Pa? a revelar ecossistemas inovadores de peso. S? Carlos ?tamb? uma refer?cia em capital humano e inova?o, entre outras, lembrou o presidente da Anprotec (Associa?o Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores), Francilene Garcia.

Polos regionais – 1
A reportagem do Valor Econ?ico enfatiza que do interior paulista sai um quarto de toda a produ?o cient?ica nacional, produzida na Unesp, Unicamp, USP, ITA e UFscar. “O interior de S? Paulo est?pelo menos cinco degraus acima de qualquer outro ambiente empreendedor”, afirma Francisco Jardim, s?io-fundador da SP Ventures. “H?muitas cidades, al? dos cl?sicos centros de inova?o como Campinas, Ribeir? Preto, S? Carlos e S? Jos?dos Campos, que come?m a despontar”. Entre elas, Jardim menciona Jaboticabal, na ?ea de veterin?ia, apoiada pelo campus da Unesp; Botucatu, tamb? a partir da Unesp, nas ?eas de gen?ica e biotecnologia; e Piracicaba, no segmento de agroneg?io, entre outras.

Polos regionais – 2
“As demais regi?es do Pa?, apesar de terem evolu?o muito na busca do desenvolvimento de ambientes de incentivo ao empreendedorismo, ainda n? t? o mesmo alinhamento do interior paulista”, comentou na mesma mat?ia Ivan Hussni, diretor t?nico do Sebrae-SP. “Temos uma boa variedade de polos de inova?o e tecnologia no Estado onde a parceria p?blico-privada tem sido alinhavada h?v?ios anos.”

Polos regionais – 3
A pesquisadora D?ora Colombi ?citada como exemplo de empreendedorismo t?ico do interior paulista. Foi a Botucatu em 2006 para acompanhar o marido, professor da Unesp. Com apoio da Fapesp, desenvolveu um processo de identifica?o de levedura por microssat?ite. Hoje, ela tem 35 usinas na carteira de clientes. ?este perfil de empresas, com alto grau de inova?o, que se multiplica pelo interior do Estado, afirma Sergio Risola, diretor do Cietec. “Muitas cidades t? trabalhado para fazer o seu entorno uma refer?cia em ?eas bem espec?icas, onde s? competentes. Vejo nascer em S? Jos?dos Campos, por exemplo, um modelo de cidade intelig?cia muito parecido com o Porto Digital, em Recife.” S? Jos?dos Campos, ali?, ocupa a sexta posi?o no ?dice de Cidades Empreendedoras 2015 da Endeavor. Al? de sediar o Ita, a cidade tem, proporcionalmente, o maior n?mero de funcion?ios na ?ea de C&T, bem como o maior n?mero de contratos de uso de propriedade intelectual de terceiros – 7,8 para cada 1.000 empresas, sendo que a m?ia do Pa? ?seis vezes menor (1,2).

Repercuss?
A divulga?o da pesquisa repercutiu positivamente em todo o interior paulista. O sucesso de um neg?io n? depende apenas das habilidades do empreendedor, mas tamb? das condi?es que ele encontra para empreender em seu munic?io. E Sorocaba apresenta um cen?io mais favor?el do que capitais como Natal, Salvador e Cuiab? A conclus? ?do jornal Cruzeiro do Sul, da Rede APJ (Associa?o Paulista de Jornais), com base na pesquisa do Instituto Empreender Endeavor, que colocou Sorocaba como a 15ª melhor cidade para empreender no Brasil. Foram analisados 32 munic?ios, por meio de 56 indicadores, divididos em sete pilares: ambiente regulat?io, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inova?o, capital humano e cultura empreendedora. As principais fontes de dados utilizadas foram bases p?blicas como o PIB (Produto Interno Bruto) municipal, publicado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?tica). Para o gerente do escrit?io regional do Sebrae (Servi? Brasileiro de Apoio ? Micro e Pequenas Empresas), Alexander Terra, a coloca?o da cidade deve ser comemorada. “?uma posi?o de destaque.”  

Fonte: http://www.dgabc.com.br/(X(1)S(xzucqjymvtlytiwmg5narpxg))/Noticia/1689682/interior-e-o-paraiso-dos-empreendedoras