Factoring: Teoria e Prática

PREFÁCIO


Para quem este livro é essencial? Para quem tem uma factoring ou quem quer ter uma; para um operador de factoring, um estudante de Direito, um advogado ou um juiz, os quais  não poderão prescindir de uma obra que desnuda toda a prática operacional de uma empresa de fomento mercantil. E a maneira como é passado esse conhecimento só se tornou possível por circunstâncias específicas, entre elas, a qualificação do autor, José Carlos Dias Guilherme, formado em Direito, com pós-graduação em Direito Tributário; trabalhou como gerente do Banco Brasil e, ainda, atua no ramo de factoring desde 1994. Essas qualificações, sem dúvida nenhuma, foram preponderantes para alcançar a qualidade que o livro atingiu.

O nome do livro, FACTORING: TEORIA E PRÁTICA, e seu conteúdo são reflexos da vivência e estudo do seu autor; é inegavelmente fruto de muitos anos de experiência e estudo contínuo na área de factoring. Posso garantir que estou diante de uma grande ferramenta de trabalho, talhada com mestria, fonte de conhecimento extraído de intenso trabalho, pesquisa e, acima de tudo, esforço. Discorreu sobre as teorias de forma peculiar e inteligente. A praxe, de maneira indiscutível, é o ponto que torna esse livro indispensável àquele que realmente quer conhecer factoring. Por vivenciar a prática e ser pós-graduado em tributos, é certo que os temas sobre impostos serão uma referência para o mercado. Abordou com percuciência o Projeto de Lei de Factoring em tramitação no Congresso. Ensinou como administrar uma empresa de factoring e a fazer análise de risco e de crédito, que certamente influenciarão no modus operandi da atividade de factoring, revelando toda a estrutura organizacional de uma factoring. Apresentou modelos e sistemas nunca antes relevados por empresários de factoring.

Ousou o autor, ainda, inserir modelos de contrato de factoring com garantias reais, que, nas operações de factorings, são, até agora, um assunto polêmico na jurisprudência, embora a lei não proíba essa prática. É verdadeiramente uma obra indispensável, inovadora e certamente guiará os profissionais da área. Parabéns ao autor. Parabéns ao leitor, que está diante de uma ferramenta profissional inigualável.

Antonio Carlos Donini
Presidente da Associação Brasileira de Factoring (ABFAC)
Jornalista e editor da Revista do Factoring
Advogado especializado em factoring
Autor das seguintes obras: Factoring de acordo com o novo Código Civil, Editora Forense; Factoring Passo a Passo; Manual do Factoring; Factoring e a Lavagem de Dinheiro, da Editora Klarear.

Para adquirir o livro acesse:  http://www.editoraklarear.com.br/final/sessoes.asp?item=8&Categoria=