Quinta, 18 de Outubro de 2018

Glossário


Selecione uma opção para exibir as palavras relacionadas.

Lavagem de Dinheiro:

Conjunto de operações comerciais ou financeiras que buscam a incorporação na economia de cada país, de modo transitório ou permanente, de recursos, bens e valores de origem ilícita. A Lei 9.613, de 3/3/1998, tipificou o crime de lavagem de dinheiro como aquele em que se oculta ou dissimula a natureza, a origem, a localização, a disposição, a movimentação ou a propriedade de bens, direitos e valores provenientes, direta ou indiretamente, de determinados crimes antecedentes. A Lei 12.683, de 9/7/2012, alterou a Lei 9.613/98 para tornar mais eficiente a persecução penal dos crimes de lavagem de dinheiro.


Limite de Crédito:

Limite à exposição creditícia que um participante do sistema de pagamento incorre vis­à­vis outro participante (limite bilateral) ou vis­à­ vis todos os demais participantes (limite multilateral) como resultado do recebimento de pagamentos que ainda não tenham sido liquidados.


Limite Operacional:

Qualquer limite atribuído pela câmara aos seus participantes e por estes a seus clientes para restringir o risco associado à liquidação de operações sob suas responsabilidades, bem como à utilização de garantias.