DOCENTE
Alexandre Fuchs das Neves
Consultor SINFAC RS, Consultor SINFAC-SP, Consultor Sinfac SC CS, Especializando em Direito Digital pela Escola Superior do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, Especialista em Direito Bancário, Instrutor PLD/FT e Compliance, Certificado Compliance I e II – ABBC , Estruturador de Instituições Financeiras, Membro do IPLD - Instituto dos Profissionais em Prevenção a Lavagem de Dinheiro
PROGRAMAÇÃO
Ementa:
a) Conceito de fraude
b) Conscientização: por que caímos em fraudes?
c) Domínio do binômio ganância x ansiedade
d) Qual é o menor prejuízo?
e) Dead line na cobrança
f) Diferença entre fraude e inadimplência
g) Tipos de inadimplência
h) Tipos de golpistas
i) Tipos de duplicatas
j) Compliance – noções: conheça o seu cliente e o cliente do seu cliente
k) Duplicatas: tipos e quando podem ser emitidas
l) Diferenças entre recebíveis performados, à performar e fluxo futuro x matéria prima
m) Medidas pontuadas para evitarmos as fraudes:
1. Feeling – qual o percentual do feeling na minha operação?
2. Porque perco clientes: excesso ou falta de regras?
3. Conheça o mercado do seu cedente
4. Conheça o sacado do seu cedente
5. Viabilidade de ter acontecido o negócio
6. Abrir precedentes - o que é fora da regra?
7. Critérios de aceitação do cliente – listas impeditivas e restritivas
8. Plano de continuação de negócios.
9. Cadastro atualizado
10. Identificação do beneficiário final
11. Poder de mando: estruturas empresárias e os “laranjas”
12. Limite operacional: com fixar e qual a zona de conforto?
13. Concessão de crédito de forma profissional.
14. Consultas a sites do judiciário
15. Inconsistências de documentos
16. Confirmações: como confirmar e qual o entendimento do Judiciário sobre o tema?
17. Liberação da operação
18. Contabilizar atos operacionais
19. Notificar tempestivamente os relacionados
20. Cobrar todos os títulos
21. Obedecer a dead line
22. Cobrador profissional
23. Com quantas empresas trabalha meu cedente?
24. Auditoria de liquidações
25. Fato gerador de recompras
26. Riscos internos: cuidado com os colaboradores
n) Dúvidas e debates
LOCAL
Realizado via Aplicativo Zoom, os inscritos receberão o link no dia 15/12/21, período da tarde
OBJETIVO
Demonstrar ao empresário que a fraude é consequência da atividade, mas devemos e podemos ficar alertas a indícios, sinais e mesmo a implementação de regras claras na empresa. O fraudador sempre procura a empresa que não possui regras claras.
A QUEM SE DESTINA
Sócios, diretores, operadores e comercial
MAIS INFORMAÇÕES
https://www.sinfacsp.com.br/evento/408
Alexandre Fuchs das Neves
Consultor SINFAC RS, Consultor SINFAC-SP, Consultor Sinfac SC CS, Especializando em Direito Digital pela Escola Superior do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, Especialista em Direito Bancário, Instrutor PLD/FT e Compliance, Certificado Compliance I e II – ABBC , Estruturador de Instituições Financeiras, Membro do IPLD - Instituto dos Profissionais em Prevenção a Lavagem de Dinheiro
PROGRAMAÇÃO
Ementa:
a) Conceito de fraude
b) Conscientização: por que caímos em fraudes?
c) Domínio do binômio ganância x ansiedade
d) Qual é o menor prejuízo?
e) Dead line na cobrança
f) Diferença entre fraude e inadimplência
g) Tipos de inadimplência
h) Tipos de golpistas
i) Tipos de duplicatas
j) Compliance – noções: conheça o seu cliente e o cliente do seu cliente
k) Duplicatas: tipos e quando podem ser emitidas
l) Diferenças entre recebíveis performados, à performar e fluxo futuro x matéria prima
m) Medidas pontuadas para evitarmos as fraudes:
1. Feeling – qual o percentual do feeling na minha operação?
2. Porque perco clientes: excesso ou falta de regras?
3. Conheça o mercado do seu cedente
4. Conheça o sacado do seu cedente
5. Viabilidade de ter acontecido o negócio
6. Abrir precedentes - o que é fora da regra?
7. Critérios de aceitação do cliente – listas impeditivas e restritivas
8. Plano de continuação de negócios.
9. Cadastro atualizado
10. Identificação do beneficiário final
11. Poder de mando: estruturas empresárias e os “laranjas”
12. Limite operacional: com fixar e qual a zona de conforto?
13. Concessão de crédito de forma profissional.
14. Consultas a sites do judiciário
15. Inconsistências de documentos
16. Confirmações: como confirmar e qual o entendimento do Judiciário sobre o tema?
17. Liberação da operação
18. Contabilizar atos operacionais
19. Notificar tempestivamente os relacionados
20. Cobrar todos os títulos
21. Obedecer a dead line
22. Cobrador profissional
23. Com quantas empresas trabalha meu cedente?
24. Auditoria de liquidações
25. Fato gerador de recompras
26. Riscos internos: cuidado com os colaboradores
n) Dúvidas e debates
LOCAL
Realizado via Aplicativo Zoom, os inscritos receberão o link no dia 15/12/21, período da tarde
OBJETIVO
Demonstrar ao empresário que a fraude é consequência da atividade, mas devemos e podemos ficar alertas a indícios, sinais e mesmo a implementação de regras claras na empresa. O fraudador sempre procura a empresa que não possui regras claras.
A QUEM SE DESTINA
Sócios, diretores, operadores e comercial
MAIS INFORMAÇÕES
https://www.sinfacsp.com.br/evento/408