Quarta, 15 de Agosto de 2018

Artigos

O valor da equipe de trabalho nas empresas de aquisição de recebíveis

Uma empresa de Factoring, FIDC ou Securitização não é feita somente de dinheiro! Com esta afirmação início este artigo que abordará a maior riqueza das empresas de nosso setor: seus colaboradores.

Porque escrevo sobre isso somente agora? Creio que não só por já ter escrito sobre uma boa gama de assuntos que entendo relevantes para o setor, mas, principalmente, porque estou convencido que a diferença essencial para o sucesso das empresas está no valor de sua equipe de trabalho.

No caminho profissional que escolhi tenho me deparado com um sem número de situações diferentes nas empresas que tenho a oportunidade de conhecer, seja através dos cursos que realizo, seja através de consultorias ou visitas feitas por diversos motivos. As experiências demonstraram claramente que ao encontrar empresas com bons resultados, sucesso, tranquilidade, segurança, satisfação, etc., certamente poderemos encontrar como sustento desta realidade uma equipe de trabalho forte, participativa, proativa e com conhecimento sobre que faz.

Certo é que existem vários níveis de conhecimento, participação, proatividade e outros atributos, porém o que mais me encanta (e até emociona) é a Vontade (a letra maiúscula não é erro) de fazer as coisas da melhor forma possível para a empresa. É o tal de “vestir a camiseta”.

Posso dizer a todos que tenho o prazer de conhecer equipes deste tipo e lhes garanto que isso sim faz a diferença. Aos que ainda não perceberam esta situação, olhem para o capital humano de suas empresas. Vejam nos olhos de seus colegas se é possível enxergar isso de forma clara. Se não encontrarem isso, o caminho é ir atrás de soluções imediatas para que o sucesso seja encontrado sem mais demora.

Minha principal atividade hoje é transferir um pouco da experiência e conhecimento que adquiri ao longo de minha carreira para os colegas que frequentam os cursos e palestras que realizo, bem como nas consultorias, e sei que muitas coisas ainda dependem de melhoria de processos e de acréscimo de conhecimento sobre o porquê de cada coisa e as consequências de cada ato ou omissão. E novamente reafirmo: que ótimo se os amigos tiverem ou fizerem parte de uma equipe que “veste a camiseta”, esse é o diferencial.

A boa semente só germina e cresce quando a terra e as condições climáticas lhe favorece! Desculpem a comparação, mas é isso que penso: imaginem a semente como sendo o sucesso, o lucro, os resultados ou o que mais quiserem; a terra como a equipe de trabalho e as condições climáticas como o incentivo e o comprometimento da direção para alcançar aos colaboradores o que for preciso para que a empresa alcance seus objetivos.

A equipe de trabalho ideal é aquela que possui o somatório do conhecimento necessário com a proatividade, com a perspicácia e com a vontade de fazer o certo. Mas se não for possível obter todos os atributos, sem dúvidas, escolha a vontade em primeiro lugar, as outras qualidades são possíveis de desenvolver, essa não.

Dinheiro é importante, mas sem as condições para bem cuidá-lo o resultado pode ser um desastre, nem preciso dizer o que comumente acontece quando dissociamos o conhecimento, a atitude preventiva e outros tantos cuidados, da entrega do capital aos tomadores.

Vivemos numa época em que o dinheiro é abundante no mercado, todos sabem. As empresas de Factoring utilizam o FIDC para captar recursos e as Securitizadoras captam, de forma privada, através da colocação de debêntures. Seja de que forma a captação acontece, o caminho (sem volta) é esse: volume de capital operado!

Vejam caros leitores, que o dinheiro não está difícil de termos ou captarmos, mas lhes pergunto: uma boa equipe de trabalho, que é a responsável pela qualidade na colocação dos recursos, está fácil de ter?

Sinto dizer aos que ainda não se deram conta dessa situação: não percam tempo!

Costumo dizer aos colegas deste setor que o diferencial que possuímos no mercado é o que sabemos fazer e de que forma fazemos isso. E o que exatamente fazemos? Entendo que nosso trabalho é fazermos a “ponte” entre quem tem o dinheiro (que pode ser o recurso próprio, ou não) e as empresas que precisam dele. O velho e conhecido “meio de campo”.

Aos que acham que o maior patrimônio de nossas empresas é o dinheiro, digo que devem estar enganados. Quem é a responsável pelos nossos resultados é a equipe de trabalho, são os colaboradores de nossas empresas. Ignorar o fato de que, para obtermos o sucesso, necessitamos de uma boa equipe pode ser desastroso.

Por fim, deixo expressa aqui minha admiração às empresas que valorizam de verdade o capital humano que possuem. Tenho a convicção que serão estes os detentores do sucesso, tanto no que se refere ao lucro, como no que se refere à segurança e satisfação durante o trabalho no cotidiano de suas empresas.

Parabéns para aqueles que “vestem a camiseta” e para os que proporcionam as condições para isso!


Ernani Desbesel
Ernani Desbesel

Ex-empresário de Factoring
Advogado Especialista na Prevenção de Riscos
MBA em Gestão Estratégica de Factoring
Palestrante em 8 (oito) Cursos sobre Factoring e Securitização
Articulista e Administrador do Portal do Factoring e do Portal Fomento
Consultor de Empresas de Factoring, FIDC e Securitização
Auditor Certificado da ISO 31000:2009 – Gestão de Riscos (QSP)
Professor da Academia de Crédito Serasa Experian
E-mail para contato: desbesel@terra.com.br

Compartilhe: