Factoring é Parceria

A maioria das pessoas não gosta de vender seus bens desagiados,e no caso dos clientes das factorings, muitas vezes é necessário vender alguns títulos para pagar uma duplicata, cartório, compromissos, etc, mediante o deságio representado pelo fator de compra.

Então como interpretar a factoring como agente de fomento,se é preciso se desfazer de receitas futuras ?

Simples, é só pensar na outra ponta do negócio. Que tal juntar seus créditos a vencer, vendê-los a uma empresa de fomento - factoring e ter caixa para negociar melhor com seu fornecedor por exemplo, com melhores condições, podendo até fazer com que a despesa com a venda dos títulos se transforme em receita, se você conseguir descontos maiores que o fator de deságio da sociedade de factoring ?

É muito vantajoso, pois além da potencial vantagem financeira, pode-se agregar credibilidade à empresa, melhorar seu crédito na praça, uma vez da liquidez apresentada.

Outra maneira de utilizar os serviços das factorings, é solicitar análise de crédito de seus clientes, antes de efetuar a venda, pois as empresas de fomento mercantil dispõe de vários recursos de análise, know how e tecnologias avançadas nesta área, além de procurarem se manter informadas sobre os vários setores problemáticos do mercado.

Percebemos que os clientes da factorings, na ancia de vender, acabam vendendo mal e perdendo dinheiro.

Outra boa opção de utilização da empresa de fomento, diz respeito quanto a administração da empresa cliente, que muitas vezes apresenta problemas de organização ou gestão.

A grande maioria das empresas de fomento mercantil têm, em seu quadro, profissionais competentes e experientes, que podem auxiliar as empresas clientes na seleção de riscos, avaliação de créditos, procurando sempre melhorar a liquidez da carteira.

A atividade de Fomento Factoring é mais que compra de créditos, de títulos, mas abrange parcerias e objetivos comuns, no intuito do crescimento econômico, geração de empregos, renda, riquezas e divisas.

Luiz Nocera

Luiz Nocera

Diretor de Crédito e Avaliação de Riscos do SINFAC-MS
Empresário de Factoring
Engenheiro Agrônomo e Pecuarista